Na noite da última quarta-feira, dia 13 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou na Sala São Paulo, a cerimônia de entrega da 55ª edição do Prêmio Jabuti – a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Além da entrega dos prêmios aos autores dos três primeiros lugares das 27 categorias participantes, a cerimônia também revelou os vencedores dos prêmios especiais de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção.
Na edição de 2013, a Editora da USP (Edusp) teve 14 livros indicados e acabou levando seis prêmios. O livro “Estou aqui. Sempre estive. Sempre estarei”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, recebeu nota 10 em todos os quesitos, de todos os jurados, e foi o grande vencedor da categoria Artes e Fotografia.
Dois títulos ganharam na categoria Teoria e Crítica Literária: “Crítica em tempos de violência”, de Jaime Ginzburg, ficou em segundo lugar e “A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes”, de Maria Augusta da Costa Vieira, ficou em terceiro.
Na categoria Ciências Humanas, “O profeta e o principal”, de Renato Sztutman, ganhou o secundo lugar. Já “Design sem Fronteiras”, de Lara Leite Barbosa, e “Polinizadores no Brasil”, de Vera Lucia Imperatriz Fonseca, Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva ficaram em terceiro lugar nas categorias Arquitetura e Urbanismo e Ciências Naturais, respectivamente.
A lista completa dos vencedores da 55º edição do Prêmio Jabuti pode ser conferida na página do prêmio.
(Foto: Ernani Coimbra)