Edusp tem seis livros entre os vencedores da 55ª edição do Prêmio Jabuti

Edusp tem seis livros entre os vencedores do Prêmio Jabuti 2013, inclusive o primeiro lugar na categoria Arte e Fotografia, com o livro “Estou aqui. Sempre estive. Sempre estarei”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A entrega do Prêmio aconteceu no dia 13 de novembro, na Sala São Paulo.

 18/11/2013 - Publicado há 10 anos
Por
Carlos Eugênio Marcondes de Moura, à esquerda, autor do livro “Estou aqui. Sempre estive. Sempre estarei”, que venceu na categoria Arte e Fotografia; e o diretor da Edusp, Plinio Martins Filho

Na noite da última quarta-feira, dia 13 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou na Sala São Paulo, a cerimônia de entrega da 55ª edição do Prêmio Jabuti – a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Além da entrega dos prêmios aos autores dos três primeiros lugares das 27 categorias participantes, a cerimônia também revelou os vencedores dos prêmios especiais de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção.

Na edição de 2013, a Editora da USP (Edusp) teve 14 livros indicados e acabou levando seis prêmios. O livro “Estou aqui. Sempre estive. Sempre estarei”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, recebeu nota 10 em todos os quesitos, de todos os jurados, e foi o grande vencedor da categoria Artes e Fotografia.

Dois títulos ganharam na categoria Teoria e Crítica Literária: “Crítica em tempos de violência”, de Jaime Ginzburg, ficou em segundo lugar e “A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes”, de Maria Augusta da Costa Vieira, ficou em terceiro.

Na categoria Ciências Humanas, “O profeta e o principal”, de Renato Sztutman, ganhou o secundo lugar. Já “Design sem Fronteiras”, de Lara Leite Barbosa, e “Polinizadores no Brasil”, de Vera Lucia Imperatriz Fonseca, Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva ficaram em terceiro lugar nas categorias Arquitetura e Urbanismo e Ciências Naturais, respectivamente.

A lista completa dos vencedores da 55º edição do Prêmio Jabuti pode ser conferida na página do prêmio.

(Foto: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.