Semana de Recepção aos Calouros acontece entre os dias 27/02 e 02/03

Estão programadas atividades como oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais, que incluem cadastro para doação de medula óssea e de sangue e arrecadação de donativos para instituições carentes.

08/02/2012 - Publicado há 12 anos
Um dos postais que fazem parte da campanha elaborada por alunos da ECA

Como acontece todos os anos, a primeira semana do ano letivo dos cursos de graduação da Universidade é reservada à Semana de Recepção aos Calouros que, nessa 14ª edição, será realizada entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, e terá como tema o mote “Seu calouro tem muitas perguntas. Não tenha dúvida na hora de ajudá-lo”. A campanha, produzida por alunos do curso de publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA), é inspirada na constante curiosidade dos jovens na busca pelo conhecimento.

Organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, em parceria com os Centros Acadêmicos, a Semana tem o propósito de facilitar a integração dos novos alunos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Nesse período, as aulas regulares são substituídas por gincanas, oficinas, palestras, bate-papos com egressos, campanhas educativas e ações sociais como cadastro para doação de medula óssea, campanha para doação de sangue e arrecadação de donativos para instituições carentes. Muitas Unidades também incluíram na programação deste ano atividades envolvendo os pais dos alunos.

Para incentivar e reconhecer o esforço das Unidades, a Pró-Reitoria de Graduação premia anualmente a melhor Semana de Recepção. A Unidade vencedora tem o direito de abrigar por um ano a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, criada especialmente para essa premiação; já o Centro Acadêmico é premiado com um computador e uma impressora.

Em 2011, o Prêmio de Melhor Semana de Recepção dos Calouros ficou com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e suas entidades estudantis que organizaram a Semana. A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) receberam os diplomas de Menção Honrosa.

Disque Trote

Calouros da Escola de Enfermagem (EE) recebem kit, com material informativo sobre a Universidade, no primeiro dia de matrícula dos aprovados no Vestibular

Até o dia 8 de março, os calouros também têm à sua disposição o Disque Trote, criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos que ocorram nos campi da USP. O serviço funciona das 8h às 21h pelo telefone 0800-012-10-90. É coordenado pelo Grupo de Trabalho Pró-Calouro, da Pró-Reitoria de Graduação, e o atendimento é feito em uma sala da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), por estagiários alunos de graduação.

A Pró-Reitoria de Graduação também preparou um kit, que contém material informativo sobre a Universidade, que está sendo distribuído pelas Unidades aos calouros nos dias das matrículas.

(Foto: Francisco Emolo)