Prédios do Crusp recebem novo sistema de interfones

Até o final de setembro serão instaladas novas centrais telefônicas e 470 interfones em sete blocos do Crusp

18/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 22/08/2023 as 15:31

Texto: Erika Yamamoto

O sistema de interfones estava inoperante há mais de seis anos - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os prédios do Conjunto Residencial da USP (Crusp) estão passando por uma atualização do sistema de interfonia, que conectará todos os apartamentos à portaria. A instalação do novo sistema de interfones é mais uma das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) para a recuperação do Crusp e melhoria das condições de vida dos estudantes.

Sete dos oito blocos do Crusp terão o sistema atualizado – apenas o Bloco D, que se encontra fechado para reforma, não receberá novos aparelhos. Ao todo, serão instalados 470 interfones, além das centrais telefônicas e aparelhos nobreak 700, para evitar a interrupção do funcionamento do serviço.

O projeto do sistema de interfones também incluiu a função pânico, que encaminha um alerta para todos os ramais em casos de emergência.

Instalação do novo sistema de interfones do Crusp - Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

Próximas ações

Além da atualização do sistema de interfonia, várias outras iniciativas relacionadas já estão em curso no Crusp, por exemplo, a licitação para compra de camas com gaveteiros, guarda-roupas, escrivaninhas e estantes de livros para todos os moradores.

Também estão em fase de projeto a impermeabilização das coberturas e reforma do sistema de coleta pluvial dos prédios, para evitar que ocorram vazamentos nos apartamentos; a reforma da rede elétrica; e a instalação de novos bicicletários. Para preparar os prédios para a temporada de chuvas, a Superintendência de Espaço Físico (SEF) também está realizando adequações nas coberturas.

Paralelamente, a Pró-Reitoria está trabalhando na licitação para a instalação de cozinhas em todos os apartamentos. Por causa da complexidade da obra, o projeto exige que, antes de sua realização, sejam efetuadas a adequação do piso e a preparação dos sistemas hidráulicos e elétricos de todos os apartamentos.

O processo de recuperação do Conjunto Residencial da USP começou em 2021, quando teve início a reforma do bloco D. Com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, que incorporou a antiga Superintendência de Assistência Social, houve uma mudança na percepção das prioridades dos moradores e de como as reformas deveriam ser conduzidas.

Entre maio e junho, todos os blocos passaram por um processo de descupinização, que contou com grande adesão e colaboração dos moradores.Recentemente, também foram adquiridos 1.100 novos colchões, além de itens essenciais como portas, fechaduras, torneiras, lâmpadas, chuveiros, resistências, tomadas e disjuntores.

Conjunto Residencial da USP

Localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, o Crusp é formado por oito blocos, com capacidade para abrigar cerca de 1.600 estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Atualmente, os apartamentos possuem três quartos individuais, uma sala comum, banheiro e pia, e os prédios também são equipados com cozinhas e lavanderias compartilhadas.

As vagas são destinadas a alunos com dificuldades socioeconômicas e geridas pela coordenadoria Vida no Campus da PRIP. O Programa de Permanência Estudantil da Universidade concede suporte à moradia para aproximadamente 15 mil estudantes, sendo oferecidas 2.700 vagas em moradia estudantil, como o Crusp, e 12.300 auxílios integrais, no valor de R$ 800. Os estudantes com vaga nas moradias também recebem um auxílio parcial, no valor de R$ 300.

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado