Edital inédito concederá 25 bolsas de intercâmbio para alunas da pós-graduação

Os projetos deverão abordar temas como direitos humanos, saúde mental e inclusão nas universidades. O período de inscrição vai de 18 a 25 de setembro

24/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 29/08/2023 as 12:57
Bolsas de pós-graduação serão oferecidas para mulheres na USP – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Freepik

Em uma iniciativa inédita, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) lançaram um edital de mobilidade voltado, exclusivamente, para as mulheres pós-graduandas.

Sergio Persival Baroncin Proença – Foto: Lattes

“Esse edital é o primeiro fruto do trabalho conjunto da Aucani com a PRIP, procurando articular as políticas de internacionalização, inclusão e pertencimento da Universidade. Também temos incentivado fortemente as unidades da USP a incluírem ações afirmativas em seus editais de mobilidade, ampliando o acesso às bolsas de forma mais inclusiva”, explicou o presidente da Aucani, Sergio Persival Baroncin Proença.

O Edital Internacionalização com Inclusão – Mulheres na Pós-Graduação, que integra o Programa de Mobilidade Internacional Santander, concederá 25 bolsas de intercâmbio a estudantes de mestrado e doutorado da USP. O valor da bolsa é de R$ 20 mil e deve ser empregado para cobrir os custos da viagem, como a compra da passagem aérea, seguro-viagem, hospedagem e alimentação.

O intercâmbio deverá ser realizado no primeiro semestre de 2024 e ter uma duração mínima de 91 dias. Os projetos devem abordar temas como direitos humanos, igualdade de gênero, saúde mental, permanência estudantil e inclusão nas universidades.

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, “os temas escolhidos para serem desenvolvidos nos projetos relacionam-se com os eixos de atuação da PRIP. Com isso, pretendemos reafirmar a ideia de que nossas áreas de atuação são produtoras de conhecimento e, ao mesmo tempo, estimular as pós-graduandas a se dedicarem a temas que não estão obrigatória ou exclusivamente vinculados aos seus projetos de pesquisa”.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de setembro e até as 12h do dia 25, pelo Sistema Mundus e na plataforma do Banco Santander. Entre os documentos necessários para a inscrição estão uma Carta Convite emitida pela instituição estrangeira de destino, um comprovante de proficiência do idioma a ser utilizado no intercâmbio e um plano de trabalho.

O edital completo está disponível no Sistema Mundus.