Conselho Universitário aprova indicação de novo pró-reitor de Pós-Graduação

Rodrigo Calado é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; na mesma sessão, foi aprovada a indicação do pró-reitor adjunto, Adenilso da Silva Simão

28/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 10/07/2023 as 12:03
As indicações do pró-reitor de Pós-Graduação e do respectivo pró-reitor adjunto foram aprovadas pelo Conselho Universitário, na reunião realizada no dia 27 de junho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, no dia 27 de junho, as indicações do novo pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues, e do respectivo pró-reitor adjunto, Adenilso da Silva Simão.

Os novos dirigentes assumem a área após a nomeação do professor Márcio de Castro Silva Filho como diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cargo que assumiu em abril deste ano.

Dentre as propostas da nova gestão à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão a consolidação e ampla divulgação dos Prêmios Tese Destaque da USP e Vídeos da Pós-Graduação; ampliação da criação de disciplinas, seminários e workshops voltados para o aperfeiçoamento da formação didático-pedagógica dos alunos; ampliação do oferecimento de disciplinas em língua inglesa para facilitar a atração de alunos estrangeiros; expansão das iniciativas voltadas à implantação de políticas afirmativas e de inclusão para ampliar a diversidade no acesso à pós-graduação na USP; implementação do Programa de Incentivo à Excelência na Pós-Graduação para apoiar os programas com nota 4 e o desenvolvimento da política de autoavaliação com a realização de um fórum para implementar e sistematizar as ferramentas de autoavaliação da pós-graduação na USP.

Quem são

Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, realizou residência médica em Clínica Médica e em Hematologia e Hemoterapia. Recebeu o título de doutor em Ciências Médicas pelo Programa de Clínica Médica da mesma faculdade.

Realizou pós-doutoramento no Hematology Branch do National Heart, Lung, and Blood Institute, National Institutes of Health, em Bethesda, Maryland, Estados Unidos. Ingressou na FMRP como docente em 2011, recebeu o título de livre-docente em 2012 e tornou-se professor titular em 2022. Seu interesse científico é focado na hematopoese e em distúrbios das células-tronco hematopoiéticas que levam à sua insuficiência, além de imunoterapias e terapia celular.

Foi presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMRP, coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular, do Mestrado Profissional em Hemoterapia e Biotecnologia e chefe do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica.

Adenilso da Silva Simão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Adenilso da Silva Simão possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP. Realizou estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherche Informatique de Montreal, no Canadá. Desde 2004, é professor titular do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), onde ocupava o cargo de vice-diretor desde 2022.

Exerceu as funções de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional; presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICMC; coordenador da Câmara de Normas da PRPG/USP; presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Computação; membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação; e membro da Comissão de Educação da mesma sociedade.