Conselho Consultivo da USP discute a importância dos Centros de Estudos na Universidade

Esta foi a quarta reunião do Conselho realizada na gestão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda

29/05/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 03/06/2024 as 14:34
O tema foi apresentado pelo coordenador do projeto, José Sebastião dos Santos, que falou sobre as características, a governança e as colaborações existentes nos sete Centros de Estudos que a USP já criou até o momento – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Foi realizada, no dia 29 de maio, uma reunião do Conselho Consultivo da USP, cujas atribuições incluem as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e sobre o desempenho da instituição. O encontro foi dedicado à discussão sobre a importância dos Centros de Estudos na pauta global da USP.

O tema foi apresentado pelo coordenador do projeto, José Sebastião dos Santos, que falou sobre as características, a governança e as colaborações existentes nos sete Centros de Estudos que a USP já criou até o momento: Amazônia Sustentável (Ceas), Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), Agricultura Tropical Sustentável (Stac), Gases de Efeito Estufa (RCGI), Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas (CIAAM) e Observatório das Instituições Brasileiras (COI).

No último dia 21 de maio, o Conselho Universitário aprovou a criação do Centro USP-China, que centralizará as ações de colaboração entre a Universidade e as diferentes instituições chinesas.

+ Mais

USP terá centro internacional para incrementar ações de colaboração com a China

Encontro mostra como os Centros de Estudos da USP atuam nos grandes temas da sociedade

Os Centros de Estudos da USP são vinculados à Reitoria e têm como principal característica a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil ou do exterior. Em sua estrutura, os centros contam com comitês gestores, conselhos consultivos e comissões temáticas.

“A criação dos centros mostra a necessidade da Universidade de responder a grandes questões sociais, de forma transversal e conectada”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na reunião. A proposta, segundo ele, é que, até o final de sua gestão, sejam criados dez centros de estudos. Nesse sentido, o reitor solicitou aos presentes que apresentassem temas que possam dar origem a novos centros.

Participaram da reunião o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Adenilso Simão; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, José Renato Nalini; o economista José Alexandre Scheinkman; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; a cientista e ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug; e a secretária-geral da Universidade, Marina Gallotini.