Redes colaborativas se encontram em seminário “Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo”

Formação gratuita na USP amplia o debate sobre a diversidade no cuidado em saúde; confira a programação e saiba como se inscrever

 27/09/2023 - Publicado há 8 meses
Estufa de hortaliças da Associação de Mulheres Quilombolas de Biritinga, presidida por Arylma dos Santos Souza (de preto) – Foto: Sergio Amaral/MDS via Consea Segurança Alimentar/Flickr

 

O 1º Seminário Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo irá discutir, nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 8h30, a diversidade no cuidado em saúde, tendo em vista as necessidades emergentes sob as perspectivas raciais e de gênero, dentro da saúde pública. Os encontros acontecem em diferentes auditórios e requerem inscrições, que podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link. A coordenação é do professor José Miguel Nieto Olivar, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que sediará o evento.

+ Mais

Visão indígena da vida inspira curta-metragem da USP selecionado em exposição internacional

Negros, mulheres, indígenas e judeus escrevem dicionário das relações étnico-raciais

O seminário se propõe a ampliar o debate das questões emergentes durante a pesquisa Cosmopolíticas do cuidado no fim do mundo: gênero, fronteiras e agenciamentos pluriepistemológicos com a saúde pública. A ideia é promover o conhecimento a partir de redes colaborativas, encontros de saberes, experiências etnográficas e de arte, tendo em vista as necessidades sanitárias emergentes sobre as novas formas cosmopolíticas de cuidado. Os encontros buscam também repensar elementos da saúde coletiva e pública no Brasil.

“Para outras formas de pensar a saúde pública, esse espaço trará lideranças comunitárias, pesquisadoras(es), estudantes e alianças de diversos lugares, geográficos e de perspectivas. Diálogos improváveis para produções necessárias”, afirmam os organizadores no facebook do Coletivo de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública.

O seminário será presencial e on-line, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão simultânea no canal do Youtube do CPaS-1, e tem como objetivo fomentar trocas de experiências e análises entre participantes das diferentes linhas de pesquisa inseridas no projeto, por isso o seminário será construído em sete frentes:

  • Com e para além da violência: mulheres indígenas, conhecimento e luta desde o Rio Negro
  • Contra-fronteirizar o mundo e compor mundos: fronteiras interseccionais, crescimento e gozos pluriversais
  • O chão é o movimento da rede: prostituição, política e invenção de novos mundos desde o Brasil
  • Quinhapira, calabresa e caxirí: alimentação, meio ambiente e as mulheres do fim-do-mundo
  • Mulheres vivendo, tecendo, cortando as malhas do encarceramento
  • “Não defender o indefensável”: saberes, experiências e corpos-territórios para outras saúdes para outros públicos
  • Cesto-plataforma: redes e tramas para a produção de conhecimentos plurais para a saúde.

O evento requer inscrições. Para os inscritos que assinarem as listas de presença no local, serão fornecidos certificados de participação. Confira a programação completa e conheça as pessoas convidadas para o Encontro de Saberes aqui.

Programação completa do evento – Imagem: Divulgação/FSP

 

Serviço
Seminário Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo

Data: 28 e 29 de setembro

Inscrições: https://forms.gle/NweP6fpVBwehAixq7

Transmissão simultânea pelo Youtube: https://www.youtube.com/@cpasmenosum5494

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo

Saiba mais sobre o projeto Cosmopolíticas: https://www.fsp.usp.br/cpasmenosum/cosmopoliticas-do-cuidado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.