Presença de indígenas do povo Terena em atividade de férias no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP - Foto: Acervo MAE

Museu de Arqueologia convida crianças e pré-adolescentes para atividades de férias na USP

Escavações simuladas, brincadeiras e oficinas apresentam a arqueologia para público infanto-juvenil, a partir de exposição sobre culturas indígenas e coleção de arqueologia amazônica

 10/01/2023 - Publicado há 1 ano

Entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 14 às 17 horas, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP realiza a Atividade de Férias, com uma programação voltada a crianças e pré-adolescentes de 6 a 15 anos. Uma maneira de reunir famílias e descobrir que o museu pode ser um local de lazer e conhecimento. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com o MAE por e-mail: educativo.mae@usp.br

As atividades são divididas por faixa etária:

  • 16 de janeiro (segunda): de 6 a 10 anos
  • 18 de janeiro (quarta): de 11 a 15 anos
  • 19 de janeiro (quinta): de 6 a 10 anos, acompanhadas dos responsáveis
  • 20 de janeiro (sexta): de 6 a 8 anos

Na terça-feira, 17, não haverá atividades.

“Em cada ocasião oferecemos diferentes atividades, como oficinas sobre arte rupestre, plumária e alimentação indígena; produção de carimbos e máscaras com as temáticas indígenas e africanas; escavação arqueológica simulada; produção de vídeos com a linguagem do stop motion; visitas orientadas às exposições, entre muitas outras. Ótima oportunidade para aprender brincando”, afirma Maurício André da Silva, arqueólogo e educador do MAE.

Silva explica que, neste ano, a ação educativa irá explorar a exposição colaborativa em cartaz Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena, além da Reserva Técnica Visitável, que possui uma linda coleção arqueológica amazônica – fonte reveladora de aspectos culturais de povos originários.

Maurício André Silva é arqueólogo e educador no MAE - Foto: Reprodução

Maurício André Silva é arqueólogo e educador no MAE - Foto: Reprodução

A ação utilizará brincadeiras, desenhos de observação, colagem, entre outros, para explorar de maneira lúdica e descontraída temas da arqueologia, etnologia e museologia.

O educador reforça que para cada dia haverá uma segmentação de idade, mas destaca a atividade do dia 19, em que os responsáveis podem participar juntamente com as crianças. “É muito importante para o público infanto-juvenil quando a família também brinca com eles”, completa.

Fotos: Imagens das atividades de Férias no MAE USP em anos anteriores, antes da pandemia.

+ Mais

Nessas férias, brinque e aprenda com a família no Museu de Zoologia da USP

Todo ano, durante os meses de janeiro e julho, o Educativo oferece ações voltadas para o público infanto-juvenil no MAE. O museu também promove atividades educativas para escolas, professores, idosos, crianças, comunidades e profissionais da área de educação. Os trabalhos refletem sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Museu nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia.

Tendo em foco a cultura material de diferentes sociedades representadas pelo acervo do Museu, muitas destas experiências educacionais foram precursoras em museus brasileiros no âmbito da educação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.