Especialistas discutem os desafios do envelhecimento ativo para minorias sociais

Simpósio da USP relaciona idade com questões de deficiência, raça, identidade de gênero, orientação sexual e inclusão digital; voltados ao público 60+, os encontros pretendem incentivar o acolhimento e qualidade de vida

 20/09/2023 - Publicado há 9 meses
O Programa USP 60+ tem atividades que buscam valorizar pessoas com idade superior a 60 anos – Foto: Rawpixel/Freepik

 

O Programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), realiza a quarta edição do Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. O evento terá lugar na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na próxima quinta-feira, 22 de setembro, das 9 às 17 horas, e reunirá especialistas para discutir os desafios do envelhecimento populacional. Para participar, basta se inscrever na programação do período da manhã e/ou da tarde, pelo link.

As atividades do Programa USP 60+ buscam valorizar pessoas com idade superior a 60 anos, além de incentivar sua qualidade de vida. O simpósio contará com quatro blocos temáticos: a importância das relações geracionais; a importância da inclusão digital; envelhecendo com deficiência; e idadismo e minorias – interseccionalidade. A programação completa e seus palestrantes podem ser vistos no link

Acompanhe abaixo a entrevista concedida à Rádio USP pelo médico Egidio Lima Dórea, coordenador do Programa USP 60+, que comenta sobre a importância dos temas do simpósio ao debater o envelhecimento saudável e promover mudanças na sociedade. “São temas que conscientizam e desconstroem o preconceito etário, o idadismo, o que destaca a relevância e atualidade do simpósio”, afirma Dórea.

Logo da Rádio USP

Serviço:

Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo

Dia 22 de setembro, das 9 às 17 horas

No auditório István Jancsó, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, situada na Rua da Biblioteca, 21

Com informações da assessoria de imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU)

Mais informações: usp60@usp.br /  (11) 3091-9183 / @usp60mais


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.