Curta produzido por estudante da USP será premiado em festival de cinema queer nos EUA

Filme independente usa fluxos de pensamentos para denunciar as violências psicológicas dos relacionamentos tóxicos, debate em voga na comunidade LGBTQIAPN+

04/09/2023 - Publicado há 8 meses

Texto: Silvana Salles
Arte: Carolina Borin*

Cena do curta-metragem Dentro, premiado em festival de cinema queer nos Estados Unidos – Foto: Divulgação/Curta Dentro

Um curta-metragem produzido e estrelado por um estudante de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP será premiado em um festival de cinema queer nos Estados Unidos, que acontece desde o dia 1º e prossegue até 10 setembro. O curta Dentro foi produzido de forma totalmente independente e será exibido em seu segundo festival. É o primeiro filme da produtora cofundada por Thiago Camacho, doutorando no Programa de Artes Cênicas da ECA.

O trabalho integra a programação do Merced Queer Film Festival, na Califórnia, onde será o único representante brasileiro. Idealizado por Thiago e Fátima Sudario, o curta foi dirigido por Rodrigo Urbano e Isadora Maia, que vêm de trajetórias no audiovisual e nas artes visuais, respectivamente. Tem no elenco a atriz trans Glamour Garcia (conhecida por viver Britney na novela A Dona do Pedaço, da Globo) e a drag queen Sasha Zimmer (participante do reality show Queen Stars Brasil, da HBO Max). A atuação de Thiago em Dentro foi premiada no Festival de Cinema de Rio Bonito (RJ), o Ribacine, no ano passado.

Inspirado no estilo narrativo do filme Árvore da Vida, do diretor Terrence Malick, o curta Dentro costura os fluxos de pensamento internos do personagem Bruno, interpretado por Thiago. Essa costura é feita para denunciar as violências psicológicas típicas dos relacionamentos abusivos. Todo o filme ocorre dentro de uma mansão, transmitindo a sensação de sufocamento de uma pessoa que se vê presa à situação aparentemente sem saída de um relacionamento tóxico. As relações narcisistas e as violências psicológicas nos relacionamentos têm sido temas bastante presentes nos debates atuais da comunidade LGBTQIAPN+.

Uma versão de Dentro com censura e classificação indicativa de 16 anos pode ser assistida no YouTube. A versão completa do filme está disponível para aluguel e compra na plataforma Vimeo.

Corpos alegres e revolucionários

Além do curta, outra produção de Thiago será premiada no Merced Queer Film Festival. Trata-se do videoclipe Santa Fera, single do artista Dudu Hissa em parceria com a cantora Duda Brack. O clipe combina elementos do profano e do sagrado em uma atmosfera carnavalesca, valorizando a cultura brasileira e a diversidade de gênero e sexualidade.

“O filme Dentro foi muito melancólico e denso, exaustivo fazer, pela questão da abordagem sobre os temas de abuso e dominação, manipulação, e assuntos referentes a desvios e transtornos de personalidade como o narcisismo e a psicopatia (ou transtorno de personalidade antissocial) e a destruição de vítimas inseridas nessa relação. Foi uma experiência de produção, vivência e atuação delicadas. Enquanto isso, no videoclipe Santa Fera, a produção e trabalho foram alegrias”, conta Thiago.

“Clima de festa como cultura, a alegria como força revolucionária. O sentimento de alegria como forma de combate aos poderes de ordem mais fascista. O poder requer corpos tristes para dominá-los. A alegria rompe com as dominações perversas”, reflete o cineasta.

Thiago Camacho - Foto: Arquivo Pessoal

Thiago Camacho foi premiado como melhor ator coadjuvante no festival Ribacine – Foto: Arquivo Pessoal

Para Thiago Camacho, o reconhecimento dos trabalhos da produtora em um festival no exterior dá esperanças de que também o Brasil abrace o investimento independente em cultura. “Nunca recebemos apoio de nenhum lugar, eu sou doutorando pela USP, funcionário público e todas essas obras foram feitas com patrocínio privado meu. Então, sermos premiados, valorizados e reconhecidos no exterior nos deixa muito felizes e esperançosos que nosso país abrace a cultura, reconheça também, e apoie seus esforçados artistas e produtores, que ajudam a fomentar a identidade e cultura no nosso país”, diz ele.

O Merced Queer Film Festival é uma iniciativa do cineasta e ativista gay norte-americano Robert Jerome Pagan. O evento fará parte da Festa do Orgulho LGBTQIAPN+ local.

Cartaz de divulgação do curta Dentro – Imagem: Divulgação/Curta Dentro