Cursinho popular pré-vestibular une qualidade e preços acessíveis

Associação das Universidades de São Paulo está com matrículas abertas para cursinho extensivo preparatório para os principais vestibulares

22/11/2023 - Publicado há 5 meses
Matrículas do cursinho popular abertas para turmas de 2024 – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Reprodução/Acepusp e Freepik

A Associação Cultural dos Estudantes e Pesquisadores das Universidades de São Paulo (Acepusp) está com inscrições abertas para novas turmas de seu cursinho extensivo pré-vestibular. As aulas começam em fevereiro de 2024. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e podem realizar as inscrições no site da ACEPUSP, até a semana de início das aulas.

O curso conta com duas opções de valores para cada turma, com pagamento do valor integral ou com o valor descontado. O curso com desconto é destinado apenas para alunos que estudam ou estudaram em escolas públicas, mediante comprovação com histórico escolar. Além das opções pagas, acontecerá um processo para concorrer a bolsas de estudo, de 50% a 100%, tendo como critério avaliativo uma análise socioeconômica feita por assistentes sociais (o edital do processo de bolsas será disponibilizado em janeiro no site da ACEPUSP).

O cursinho conta com aulas de segunda a sexta, ou aos sábados. Durante a semana, o curso é dividido em uma turma de manhã, das 8 às 12 horas; outra turma à tarde, das 15 às 18 horas; e no período noturno, com aulas das 19h às 22h20. Aos sábados, as aulas acontecem das 7h50 às 18h30. O início das aulas está programado para dia 5 de fevereiro, para turmas de segunda a sexta-feira, e para a turma de sábado, dia 17 de fevereiro. Ambos têm seu final planejado para o dia 30 de novembro de 2024.

Os preços para as opções pagas do curso são atribuídos por contrato fixo e podem ser pagos por boleto ou no cartão de crédito com a opção de dividir o valor em até 12 vezes, e são distribuídos da seguinte forma:

Contratos com desconto:

• Manhã (R$ 3.584,16)
  • Tarde (R$ 2.681,28)
  • Noite (R$ 2.982,24)
  • Sábados (R$ 958,80)

Contratos com valor integral:

• Manhã (R$ 4.480,20)
  • Tarde (R$ 3.351,60)
  • Noite (R$ 3.727,80)
  • Sábados (R$ 1.198,50)

Ao todo, são 30 professores que ministram as aulas do curso, todos eles formados nas universidades públicas paulistas (USP, Unesp, Unifesp e Unicamp). Além dos encontros em sala de aula, o cursinho conta com diversas atividades extraclasse, como visitas a museus, teatros e centros culturais, sendo todos esses programas realizados com acompanhamento dos professores.

+ Mais

Fuvest divulga prova da primeira fase e gabarito oficial do vestibular 2024

Fuvest divulga relação de candidatos por vaga e inscritos no vestibular 2024

A Acepusp é uma instituição independente e sem fins lucrativos, fundada em 2002. Inicialmente a sigla se referia à Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo, dado que todos os professores, até então, eram formados na USP. Após o ingresso de professores formados nas demais faculdades paulistas, em 2010, o vínculo passou a ser com todas estas instituições e o nome foi alterado para Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores das Universidades de São Paulo. O objetivo da Acepusp é a democratização do acesso à educação, trazendo preços mais acessíveis ao público. Visto que se trata de uma instituição sem fins lucrativos, todo o dinheiro arrecadado é destinado para a manutenção do prédio e equipamentos, e para o pagamento dos docentes e demais funcionários.

Além do cursinho preparatório a associação conta também com cursos de idiomas, oferecendo aulas de inglês, espanhol, alemão, italiano e francês. Os cursos de línguas contam com formato de aulas presenciais ou remotas e, assim como o cursinho extensivo, existem as opções de valores integrais e com desconto. Neste ano de 2023, os estudantes do programa também poderão concorrer a bolsas com 100% de desconto.

As aulas são todas presenciais e o cursinho fica na Consolação, na sede da Acepusp, Rua da Consolação, 1909. A associação disponibiliza o WhatsApp e e-mail para entrar em contato para mais informações, além de sua página no Instagram.