USP vai receber contadoras de histórias do Timor-Leste

Encontro acontece nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

 Publicado: 12/11/2024 às 16:37
Uma bandeira vermelha com uma estrela à esquerda e, no fundo, imagens de livros abertos
Contadoras de histórias do Timor-Leste vão apresentar narrativas tradicionais do seu país – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Freepik e Domínio público

Nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, a USP vai receber duas contadoras de histórias do Timor-Leste, que vão apresentar narrativas tradicionais daquele país da Ásia. Elas fazem parte da Associação Haktuir Ai-knanoik (“contar histórias”, em tétum, língua falada no Timor-Leste), que se dedica à contação de histórias e vem ao Brasil pela primeira vez. O encontro será realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A entrada é grátis. Haverá transmissão ao vivo pela plataforma Youtube (neste link).

As contadoras de histórias que vão se apresentar na FFLCH são Olga Vicenta Freitas Boavida e Natalícia Magno. Olga Boavida é presidente da Associação Haktuir Ai-knanoik e coordena projetos para crianças, jovens e adultos relacionados à narração de histórias nas duas línguas oficiais do seu país, o tétum e o português. Licenciada em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), atualmente faz mestrado na mesma universidade. Natalícia Magno é mestre em Ensino de Português no Contexto do Timor-Leste, professora convidada da UNTL e pesquisadora das tradições orais timorenses.

A Associação Haktuir Ai-knanoik foi criada no Departamento de Língua Portuguesa da UNTL. Ele se dedica à pesquisa das tradições orais e à recolha, preservação e difusão das narrativas. “Segundo o tradicionalista malinês Amadou Hampâté Bâ, a tradição oral é tudo, é o conhecimento total, é a grande escola da vida e nela o aspecto material não se separa do aspecto espiritual”, destaca um texto de apresentação do evento, publicado no site da FFLCH. “E assim é no Timor-Leste, um manancial de tradições orais, de que destacamos os contos, lendas, mitos, fábulas, adivinhas e provérbios que singularizam sua cultura e marcam a memória de seu povo.”

O evento é realizado pelos Grupos de Pesquisas Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, e Timor-Leste: Literatura, Política e Sociedade, com apoio do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da FFLCH.

O evento Histórias do Timor-Leste com o Grupo Timorense Haktuir Ai-Knanoik acontece nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, na sala 266 do Prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FFLCH na plataforma Youtube.

Cartaz com fotos de duas mulheres de cabelos castanhos e longos.
Banner do evento que será realizado nesta quinta-feira, dia 14, na USP – Foto: Reprodução/FFLCH-USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.