“Semana Camargo Guarnieri” revisita a obra do compositor

Concertos, recitais, mesas-redondas e exibição de documentários serão realizados ao longo de sete dias, entre 23 e 30 de setembro

21/09/2023 - Publicado há 7 meses

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

O compositor Camargo Guarnieri – Foto extraída do livreto da Semana Camargo Guarnieri

Nos 30 anos da morte do compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) promove neste mês a 1ª Semana Camargo Guarnieri, com o objetivo de lembrar a obra e o legado artístico do compositor, um dos fundadores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e primeiro regente da Osusp. Deste sábado, dia 23, até o dia 30, uma série de concertos, recitais e mesas-redondas – sempre no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo – vai apresentar composições e trazer debates sobre a importância de um dos grandes nomes da música brasileira. Além disso, o Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) – também localizado naquele centro cultural – exibirá dois documentários sobre o compositor: Notas Soltas sobre Um Homem Só, dirigido por Carlos de Moura Ribeiro Mendes (dia 25, às 14 horas), e Mozart Camargo Guarnieri, do diretor Marco Rombino (dia 26, às 14 horas).

“Nessa semana de celebração musical, teremos o privilégio de mergulhar em criações que marcaram a trajetória de Camargo Guarnieri – um compositor que capturou com sensibilidade gestos essenciais do povo brasileiro -, assim como obras de seus mestres e discípulos”, destacam o maestro Gil Jardim, diretor geral da Osusp, e a violinista Eliane Tokeshi, vice-diretora da orquestra, em texto publicado no livreto do evento (disponível aqui). Camargo Guarnieri nasceu em Tietê (SP) em 1º de fevereiro de 1907 e morreu em São Paulo em 13 de janeiro de 1993, prestes a completar 86 anos.

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Osusp fará os concertos de abertura e de encerramento da semana. Neste sábado, dia 23, às 16 horas, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues, ela executará quatro obras de Camargo Guarnieri: Ponteio n° 48Suíte Vila RicaSequência, Coral e Ricercare e a Sinfonia Número 2, Uirapuru. No dia 30, também às 16 horas, desta vez sob regência de Gil Jardim, a orquestra vai encerrar a 1ª Semana Camargo Guarnieri exibindo outras seis obras do compositor de Tietê: Flor de TremembéTrês Poemas Afro-BrasileirosVai, AzulãoQuebra o Coco, MeninaDança Negra e a Sinfonia Número 3. Esse concerto terá a participação da mezzosoprano Mere Oliveira.

Outras composições de Camargo Guarnieri serão apresentadas por diferentes grupos musicais. No dia 25, segunda-feira, às 12h30, o Quarteto Camargo Guarnieri – conjunto criado em 2001 e formado por dois violinistas, um violista e um violoncelista – trará o Quarteto de Cordas Número 3, além de obras de Heitor Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda. A Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA, sob regência de André Bachur, vai exibir, no dia 29, sexta-feira, às 20 horas, a Abertura Concertante e o Concerto Para Cordas e Percussão. No dia 27, quarta-feira, às 12h30, professores e alunos do Departamento de Música da ECA farão um recital em que executarão o Estudo para Instrumentos de Percussão, a Sonatina Número 1 e sete canções, entre outras obras. Também haverá a participação do Quarteto São Paulo Chamber Soloists (dia 29, sexta-feira, às 12h30) e da violinista Tania Camargo Guarnieri – filha do homenageado -, que fará recital no dia 28, quinta-feira, às 12h30, acompanhada pelo pianista Max Barros.

Camargo Guarnieri – Foto extraída do livreto da Semana Camargo Guarnieri

Debates sobre a obra de Camargo Guarnieri serão feitos em duas mesas-redondas. Na primeira (dia 26, terça-feira, às 12h30), intitulada A Performance Musical da Obra de Camargo Guarnieri, estarão presentes a violinista Tânia Camargo Guarnieri, o pianista Max Barros e a pianista e cravista Maria José Carrasqueira. A mediação será da jornalista Camila Frésca, da Folha de S. Paulo e da revista Concerto. A outra mesa-redonda (dia 27, quarta-feira, às 13h30), Pesquisa e Performance em Torno da Obra de Camargo Guarnieri, também com mediação de Camila Frésca, terá a participação da professora Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, do maestro e professor Lutero Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e do professor André Egg, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

“Através de concertos emocionantes, palestras enriquecedoras e momentos de encontro entre artistas e apreciadores da música, a Semana Camargo Guarnieri se torna mais um espaço de conexão entre gerações, estilos e perspectivas dentro da Universidade de São Paulo”, acrescentam Gil Jardim e Eliane Tokeshi no texto que assinam no livreto do evento. “Cada acorde, cada nota entoada nesses sete dias de encontro ecoará não apenas nas paredes do anfiteatro, mas também nos corações daqueles que se deixarem envolver por essa experiência única.”

A 1ª Semana Camargo Guarnieri, promovida pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), será realizada de 23 a 30 de setembro, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos no site da Osusp.