O grupo Som Imaginário foi o destaque do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 23 de outubro de 2019. Intitulado Contracultura nas Canções do Som Imaginário, o programa exibiu músicas dos dois primeiros discos do grupo, lançados em 1970 e 1971, além de contar a trajetória do conjunto. O roteiro, a apresentação e a montagem são do jornalista Gustavo Xavier, da Rádio USP.
Ouça no link acima a íntegra do programa USP Especiais, Contracultura nas Canções do Som Imaginário.
O grupo Som Imaginário surgiu em 1969. Foi uma iniciativa do produtor e empresário José Mynssen, que procurava músicos para acompanhar Milton Nascimento na nova fase que ele estava iniciando em sua carreira, como explicou no programa o apresentador Gustavo Xavier. “Era uma fase aberta a experimentações. A inspiração vinha da contracultura, do rock n’roll, dos Beatles, embora o cantor continuasse incorporando as suas referências anteriores, como a música mineira e o jazz”, disse Xavier. “A busca desse grupo de músicos para acompanhar Milton Nascimento deu no Som Imaginário. Por um lado, havia ali um trio de jazz com Wagner Tiso no piano, Robertinho Silva na bateria e Luis Alves no contrabaixo. Por outro lado, Tavito no violão, Zé Rodrix no teclado e Frederiko na guitarra formavam a metade simpatizante do rock n’roll.”
Entre os sucessos do grupo que foram apresentados no programa estão Super God, de Zé Rodrix, Hey Man, de Zé Rodrix e Tavito, e Poison, de Marco Antônio e Zé Rodrix.
O programa USP Especiais vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 21 horas, com reapresentação no sábado, às 20 horas. A Rádio USP pode ser ouvida também via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.