Oficina de Leitura Guimarães Rosa comemora 20 anos de atividades

Grupo sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP celebra aniversário com lançamento de e-book

22/11/2023 - Publicado há 8 meses
Banner em comemoração aos 20 anos da Oficina de Leitura Guimarães Rosa – Foto: Reprodução/IEB

A Oficina de Leitura Guimarães Rosa, instalada no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, comemora duas décadas de atividades com o lançamento do e-book Travessias: 20 Anos da Oficina de Leitura Guimarães Rosa IEB-USP, nesta sexta-feira, dia 24, às 14 horas, no IEB. O evento terá a participação do professor Dieter Heidemann, organizador da oficina em 2003, época em que ele era diretor do IEB, e da professora Elni Elisa Willms, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), organizadora do e-book, em parceria com Rogério de Almeida e Michel Riaudel. Na ocasião, haverá apresentação do grupo Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, em Minas Gerais, cidade natal de Guimarães Rosa e palco de seus contos e novelas. O e-book já está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

O escritor mineiro João Guimarães Rosa – Foto: Reprodução/Arquivo Nacional

“O que o leitor vai encontrar aqui são narrativas de vozes de muitas pessoas que, por um lado, ‘mal varêia’ nos elogios e no reconhecimento do quanto tem sido valorosa a experiência de ler a literatura de Guimarães Rosa em roda e em voz alta e, por outro lado, aceitaram o convite para escrever sobre essa experiência”, explica a professora Elni na introdução do e-book, que é editado pela Faculdade de Educação da USP, tem 416 páginas e reúne 43 artigos escritos por participantes da oficina. “Com essas palavras iniciais delineia-se o sentido de organizar num livro as narrativas que, com variadas vozes, formas e estilos, consiga dar conta de uma parte da travessia da Oficina de Leitura Guimarães Rosa desde 2004 até este ano de 2023. Desejamos que todas as pessoas possam fazer da leitura deste livro um motivo para conhecer mais e melhor a obra de João Guimarães Rosa.” Entre os artigos publicados no volume estão Mulheres-da-Cozinha: o Coro do Teatro Grego na Novela “Buriti”, de Guimarães Rosa, de Alfredina Nery, professora aposentada da rede pública de ensino de São Paulo, A Metafísica no Sertão: o Ontem Encontrando o Hoje, de Maria Neli Defensor Martins, advogada e administradora de empresas, e O Gosto pela Leitura e pela Obra de Guimarães Rosa, de Moisés Sales do Nascimento, professor.

Visita a exposições

Capa do e-book Travessias, que comemora 20 anos de atividades da Oficina de Leitura Guimarães Rosa – Foto: Reprodução/Portal de Livros Abertos da USP

Mas não é só. Para celebrar duas décadas de existência, a Oficina de Leitura Guimarães Rosa vai promover ainda, neste sábado, dia 25, das 10 às 17 horas, uma visita a duas exposições em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, relacionadas com a obra do autor de Grande Sertão: Veredas. Uma delas é a exposição de bordados Do Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para Todos, do Grupo Teia de Aranha. A outra é a mostra de cartões-postais Saudade É Querer de Longe: Postais a Lápis de Cor, de alunos de um colégio municipal de Santana do Parnaíba (SP). A visita ao Museu da Língua Portuguesa inclui ainda oficinas de bordado e de flores, roda de leitura, narração do grupo Contadores de Estórias Miguilim, apresentações musicais e lançamento do e-book Travessias.

As apresentações musicais serão duas, conforme divulgou a assessoria de imprensa do Museu da Língua Portuguesa. Das 12h30 às 13 horas, a atriz e leitora pública Élida Marques, acompanhada pelo músico e compositor Wagner Dias e pelo flautista Pedro Anambé, vai cantar músicas como Som de PassarimTamanho de MinasBrinca Menina e Boizim de Manga, inspiradas na obra de Guimarães Rosa. Já às 16 horas, o cantor e compositor Jean Garfunkel, a cantora Tia Anna, Wagner Dias e Élida Marques vão mostrar trechos do espetáculo O Sertão na Canção, versão cantada de Grande Sertão: Veredas, e a ciranda A Roda Engendra.

O lançamento do e-book Travessias, que comemora os 20 anos da Oficina de Leitura Guimarães Rosa, acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 14 horas, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP (Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). As atividades no Museu da Língua Portuguesa ocorrem neste sábado, dia 25, das 10 às 17 horas. O museu fica na Praça da Luz, sem número, Centro, em São Paulo. A entrada para todos os eventos é grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações e a programação completa das comemorações dos 20 anos da oficina estão disponíveis neste link

O e-book Travessias: 20 Anos da Oficina de Leitura Guimarães Rosa IEB-USP está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.