A pensadora alemã Hannah Arendt (1906-1975) – Foto: Fred Stein Archive/ Flickr

Nova edição de “Entre o Passado e o Futuro” será lançada na USP

Lançamento da obra de Hannah Arendt acontece nesta quarta-feira, dia 17, em evento na Faculdade de Educação

 15/08/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Ana Júlia Maciel

Uma das grandes obras do pensamento político do século 20 será relançada no Brasil nesta quarta-feira, dia 17, às 19 horas, na Faculdade de Educação da USP. Trata-se de Entre o Passado e o Futuro, da pensadora alemã Hannah Arendt (1906-1975), que ganhou nova edição da Editora Perspectiva, com a tradução de Mauro Barbosa revista e atualizada. O evento terá a presença do professor da Faculdade de Direito da USP Celso Lafer – introdutor das ideias da pensadora alemã no Brasil – e do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, especialista em Hannah Arendt. Haverá ainda a participação on-line de pesquisadores brasileiros que se dedicam ao estudo do pensamento de Arendt.

Com 400 páginas, a nova edição de Entre o Passado e o Futuro traz apresentação do professor José Sérgio de Carvalho e, como posfácio, republica um ensaio clássico de Lafer sobre a pensadora alemã, lançado originalmente em 1972.

Em sua apresentação – intitulada Uma Luz Que Emana do Pórtico de Jano -, Carvalho explora as razões do título dado por Arendt, Between Past and Future. “Essa disposição para se situar entre o passado e o futuro a fim de tecer exercícios de pensamento desvela uma perspectiva teórico-metodológica que marca a obra de Arendt: lançar-se em um exercício contínuo e infindável de compreender o presente à luz das rupturas históricas, sem poder contar com as categorias herdadas da tradição”, escreve o professor. “Trata-se, pois, de refletir acerca da experiência política em suas mais recentes configurações, procurando delas extrair não só informações e conhecimentos, mas um significado que nos permita seguir vivendo, pensando e agindo nesse mundo. Noutras palavras, compreender o presente em sua historicidade implica assumir a responsabilidade de se conceber como um ser do mundo e não apenas como um ser no mundo.”

Para o professor Celso Lafer – que foi aluno de Hannah Arendt nos Estados Unidos -, Entre o Passado e o Futuro constitui uma ótima introdução ao pensamento da autora. “É, entre os livros de Hannah Arendt, aquele onde pulsa simultaneamente o conjunto de inquietações a partir do qual esta admirável representante da cultura de Weimar ilumina, para usar uma de suas expressões prediletas, a reflexão política do século 20”, escreve Lafer no posfácio. “Nele se contém, praticamente, ainda que de forma um tanto dispersa, todo o temário de sua obra. Constitui-se, portanto, num excelente e metodologicamente útil ponto de partida para uma tentativa de interpretação e organização do seu pensamento.”

“Filósofa e teórica política contemporânea, alemã de origem judia, Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que a forçou a fugir, primeiro para Paris, França, depois para Nova York, Estados Unidos, onde passou a viver e trabalhar”, destaca a Editora Perspectiva, em nota publicada no seu site. “Foi esse fenômeno político que motivou a sua pesquisa sobre o totalitarismo e todo o seu pensamento político. Algumas de suas principais obras são As Origens do TotalitarismoEichmann em JerusalémEntre o Passado e o Futuro e A Condição Humana.”

A nova edição de Entre o Passado e o Futuro, de Hannah Arendt, publicada pela Editora Perspectiva – Foto: Reprodução/Editora Perspectiva

O lançamento da nova edição de Entre o Passado e o Futuro, de Hannah Arendt, pela Editora Perspectiva será nesta quarta-feira, dia 17, às 19 horas, na Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. Evento presencial. Não é necessário fazer inscrição. São necessários comprovante de vacinação completa contra a covid-19 e o uso de máscara. Para assistir à transmissão on-line é preciso se inscrever até esta terça-feira, dia 16, neste link (clique aqui), a fim de receber o link de acesso ao evento. Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade de Educação da USP, pelo telefone (11) 3091-3574 e pelo e-mail apoioacadfe@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.