Minicurso propõe “descolonizar” a educação brasileira

Evento da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece nesta quinta-feira, dia 2

 31/05/2022 - Publicado há 2 anos
Currículos e conteúdos pedagógicos preservam, na educação brasileira, aspectos do excludente passado colonial do Brasil, de acordo com educadores da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Flickr

 

Em certos aspectos, o passado colonial brasileiro – marcado pela exploração, pelo preconceito e pela exclusão – ainda está presente no ambiente escolar e se reproduz na elaboração de currículos e conteúdos pedagógicos. Por isso, é preciso implementar uma “descolonização” na educação brasileira.

Esse é o tema do minicurso gratuito Descolonizando a Autocolonização na Educação, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas. Com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube, o evento será ministrado pelos educadores Ana Paula Magalhães, Naomar de Almeida Filho e Rosa Bruno Joffré. Para eles, a realidade do passado colonial brasileiro, persistente na educação, reforça o silêncio de grupos étnicos e sociais submetidos historicamente à subserviência.

“Nesse sentido, impõe-se a urgência de uma perspectiva pós-colonial na educação brasileira”, acrescentam os educadores, que citam a esse respeito uma frase da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie:  “Quando rejeitamos a história única, quando nos apercebemos de que nunca há uma história única sobre nenhum lugar, reconquistamos uma espécie de  paraíso”.

​O minicurso Descolonizando a Autocolonização na Educação, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas, com transmissão pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Será fornecido certificado de presença (leia aqui como obter o certificado). Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


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