Neste sábado, às 11 horas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP vai inaugurar duas exposições, que ficarão em cartaz até 1º de outubro. Uma delas é Solastalgia, de Lucas Bambozzi. A outra é Cybèle Varela: Imaginários Pop.
Cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias, Lucas Bambozzi vai exibir, nessa mostra, quatro instalações que utilizam projeção, monitores e painéis de led para propor reflexões em torno do impacto social e ambiental provocado pelas atividades mineradoras no Brasil. O neologismo solastalgia, que dá nome à exposição, foi cunhado em 2005 pelo filósofo australiano Glenn Albrech. Ele expressa o sentimento de perda diante de transformações radicais na paisagem e o estresse mental ou existencial causado pelas mudanças ambientais, naturais ou causadas por acidentes e catástrofes chamadas de naturais, mas que na verdade são provocadas por ações humanas. A mostra tem acompanhamento curatorial de Fernanda Pitta.
Cybèle Varela: Imaginários Pop reúne 11 trabalhos realizados no início da carreira da artista, nos anos de 1960 e 1970. “É dessa fase inicial que o MAC possui duas obras, das quais partimos para propor a exposição”, conta a professora Ana Magalhães, diretora do MAC e uma das curadoras da mostra, ao lado de Ariane Varela Braga, filha da artista. A exposição vai reunir também obras que pertencem a coleções particulares e instituições como o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ), incluindo uma obra destruída pelo regime militar, em 1967, e reconstruída em 2018. Na abertura da exposição acontece uma visita guiada com a artista e o lançamento do livro Cybèle Varela – Trajetórias, organizado por Ana Magalhães e Ariane Braga.
As exposições Solastalgia, de Lucas Bambozzi, e Cybèle Varela: Imaginários Pop serão inauguradas neste sábado, dia 1º, às 11 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo), e ficam em cartaz até 1º de outubro, de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas. Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no site do MAC e pelo telefone (11) 2648-0254.