Livro traz diferentes pontos de vista sobre o teatro

Disponível gratuitamente na internet, obra é organizada pelo professor Alexandre Mate, que falou à Rádio USP sobre a publicação

Publicado: 02/07/2024
Capa do livro Breves Apontamentos Sobre o Teatro – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Divulgação/Arte Plural Assessoria de Comunicação e yeven_popov/Freepik

Com 786 páginas, o livro Breves Apontamentos Sobre o Teatro – Das_Nas_Pelas_Periferias traz artigos escritos por cerca de 300 autores, que representam instituições e coletivos teatrais de 15 Estados do Brasil. A obra foi organizada pelo professor Alexandre Mate, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que é mestre em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP. O livro é uma iniciativa da SP Escola de Teatro – ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – e é publicado pelo selo Lucias, mantido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que dirige o projeto da SP Escola de Teatro. Lançado no dia 19 de junho passado, o livro está disponível gratuitamente no site do selo Lucias.

O professor Alexandre Mate, organizador do livro – Foto: Divulgação/Arte Plural Assessoria de Comunicação

“Nós não conhecemos a história do teatro brasileiro”, afirma o professor Alexandre Mate no boletim Dica Cultural, da Rádio USP, falando sobre o livro que organizou. “Nós conhecemos minimamente parte da produção teatral desenvolvida mais próxima de nós e, nas chamadas histórias do teatro, temos acesso a pontos de vista de uma determinada proposição estética ligada às formas hegemônicas.” Segundo Mate, o objetivo de organizar Breves Apontamentos Sobre o Teatro foi pensar uma história do teatro brasileiro que transcendesse o eixo Rio-São Paulo. “Trata-se, sim, de pontos de vista bastante singulares meus e dos sujeitos que participaram da obra, mas que precisam ser contrapostos a outros pontos de vista.” Ouça no link abaixo a íntegra do boletim Dica Cultural.

Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP, transmitido no dia 13 de junho de 2024, sobre o lançamento do livro Breves Apontamentos Sobre o Teatro. A produção e apresentação são da jornalista Heloisa Granito.

Logo da Rádio USP