Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Ian Burt/Flickr e Leu Britto

Livro em forma de "exposição" mostra a arte que existe em cada lar

Arte-educadoras lançam publicação que retrata o tema “casa” na obra de artistas contemporâneos

 06/10/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Duda Ventura

Arte: Guilherme Castro

“Queríamos apresentar a arte contemporânea como uma forma de enxergar o mundo."

É assim que a arte-educadora Renata Sant’Anna, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, descreve o objetivo que tinha ao produzir, com a também arte-educadora Diana Tubenchlak, o livro Entre: a Arte é Sua, publicado pela Panda Books em 2021.

Ao longo de 64 páginas coloridas, a obra apresenta artistas que têm como elemento principal de sua arte as casas. Abordando desde pesquisas produzidas em 1931 até fotografias feitas em 2021, as autoras trazem diferentes ideias e formações de moradia, numa linguagem simples que busca cativar o público infantojuvenil e também o adulto. 

“Tivemos uma boa resposta de adultos que leram o livro, porque eles puderam conhecer mais da relação entre a arte e os acontecimentos do dia a dia”, relata Diana. “Uma notícia que vemos no jornal, como a situação dos refugiados, por exemplo, que aparece no livro, pode parecer distante, mas, quando um artista a retrata, nós nos aproximamos dela.”

Renata Sant’Anna - Foto: Reprodução/LinkedIn

A arte-educadora Renata Sant’Anna - Foto: Reprodução/LinkedIn

Um livro-casa único

Entre: a Arte é Sua se diferencia pelo tema e pela estrutura, afirma Renata. “Existem diversos livros voltados para crianças sobre arte, mas normalmente são sobre arte moderna ou biografias de homens brancos.” 

O livro mostra diferentes expressões artísticas ligadas ao tema "casa", como uma interferência de Henrique de Oliveira (acima) - Foto: Eduardo Ortega

O predomínio de publicações sobre artistas do início do século 20, além de afastar a arte da realidade do público – ao relacioná-la a um período histórico distante –, perde a oportunidade de ajudar na popularização de artistas contemporâneos, acredita Renata. Por isso as autoras optaram por destacar artistas atuais.

Segundo elas, a obra funciona como um “livro-exposição”, fugindo do modelo de biografias únicas ao unir a visão de vários autores em torno de um tema único: o significado de casa. 

A escola é o segundo lar

No final do livro, duas páginas são destinadas ao que as autoras denominam “casa-ateliê”. Nelas foram reunidas ideias de brincadeiras simples, que podem ser feitas em casa ou em sala de aula, para estimular as crianças a olharem suas próprias casas de uma maneira mais artística. 

Para as autoras, os professores são essenciais para fazer a mediação dos mais novos com o livro. Para complementar os ensinamentos passados em sala de aula, a obra também conta com descrições bibliográficas dos artistas citados, mas com uma diferença: são abordadas as mudanças de endereço onde viviam, os locais que habitaram e suas relações com a arte, deixando de fora elementos clássicos dos materiais didáticos, como sua datas de nascimento. De maneira divertida, o mesmo ocorre nas biografias de Renata e de Diana, também publicadas no livro. 

Idealização caseira

A ideia de escrever um livro juntas surgiu durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Ao conversarem sobre suas realidades naquele momento, Renata e Diana concordaram em relação à importância que as casas tinham. A partir daí, e dada a experiência das duas com livros infantis, escrever Entre: a Arte é Sua “pareceu natural”, conta Renata. “O livro está fazendo sucesso porque foi uma experiência muito feliz, muito fluida”, complementa Diana. 

O sucesso do livro pode ser medido pelos prêmios que tem recebido: ainda em 2021, com menos de seis meses de publicação, a Cátedra Unesco de Leitura, ligada à Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, classificou Entre: a Arte é Sua como “acervo informativo de qualidade”. Em 2022, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o categorizou como “altamente recomendável”.

Diana Tubenchlak - Foto: Arquivo pessoal

A arte-educadora Diana Tubenchlak - Foto: Arquivo pessoal

No livro, todas as casas têm lugar, até aquelas que são representações de outras, como a obra do artista Marcelino Melo, que registra a comunidade onde vive em miniaturas (acima) - Foto: Leu Britto/Acervo do artista

A paixão pela arte, por casas e pela arquitetura já faz parte da vida das autoras desde a infância. Diana cresceu brincando numa casa instalada numa árvore plantada ao lado do escritório de arquitetura de seu pai, em Niterói (RJ), enquanto Renata, na juventude, aproveitava as várias possibilidades de morada nos livros guardados em sua residência, em São Vicente (SP). O convite da obra, dizem Renata e Diana, é para que os leitores entrem também nesse livro-casa, como elas e tantos outros artistas entraram. “Afinal, a arte é de todos.”

Entre: a Arte é Sua, de Renata Sant’Anna e Diana Tubenchlak, 64 páginas, Panda Books, R$ 51,90


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.