Livro “A Mulher na Canção” será lançado nesta semana

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas, no Centro Maria Antonia da USP, com entrada grátis

 28/06/2022 - Publicado há 2 anos
A cantora e compositora Denise Mello e a capa do seu livro, que será lançado no Centro Maria Antonia da USP nesta quinta-feira – Fotomontagem com imagens de Machine Editora, Facebook e Freepik por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

O Centro Maria Antonia da USP recebe nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas, a cantora Denise Mello, que fará uma palestra musicada e lançará o livro A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio, com entrada gratuita. Denise será acompanhada pelo músico Victor Mendes.

O livro é um registro da história e produção de 15 compositoras brasileiras, atuantes entre 1920 e 1960, que enfrentaram o machismo, a homofobia e o racismo. Entre elas estão Almira Castilho, Marília Batista, Dilú Mello, Carmen Costa, Maysa e Dolores Duran.

Formada em Psicologia pela USP em 1989, Denise Mello deixou a profissão de psicóloga depois de 13 anos para se dedicar à gravação de jingles e locuções publicitárias. Cantora, compositora, locutora, violonista, professora de canto popular e musicalização infantil, ela tem no currículo projetos como o grupo Nós e o Tom – com interpretação de canções de Tom Jobim e parceiros – e o CD Nada Que Se Sente É em Vão, com algumas canções autorais.

Pós-graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (Fasm), de São Paulo, em 2017, Denise vem se dedicando à pesquisa de compositoras brasileiras através do projeto A Mulher na Canção. Esse projeto inclui palestras em que traz recortes sobre a vida e a obra de compositoras presentes no livro que será lançado nesta quinta-feira, além de trechos de suas composições.

Cartaz do evento – Foto: Reprodução/MariAntonia


O lançamento do livro
A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio, de Denise Mello, acontece nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no telefone (11) 3123-5202.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.