Lilia Schwarcz fala no Rio de Janeiro sobre Lima Barreto

Professora da USP vai participar de encontro nesta quarta-feira, dia 8, às 17h30, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)

 Publicado: 06/05/2024
O escritor Lima Barreto (1881-1922) – Fotomontagem Jornal da USP com imagens de: kjpargeter/Freepik; Wikimedia Commons

A antropóloga e professora da USP Lilia Schwarcz vai falar sobre o escritor Lima Barreto (1881-1922) em encontro a ser promovido pelo Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 8, às 17h30. Gratuito, o evento terá a presença também da escritora e crítica literária Beatriz Resende. Lilia e Beatriz vão abordar o livro Contos Completos de Lima Barreto, que reúne todos os contos publicados pelo escritor.

A antropóloga e professora da USP Lilia Schwarcz – Foto: Facebook

“Será uma imensa alegria participar desse clube de leitura sobre Lima Barreto”, afirma Lilia, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa do CCBB do Rio de Janeiro. “O debate vai rolar solto acerca do grande intérprete do Brasil”, acrescenta a antropóloga, que é professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, autora de Lima Barreto – Triste Visionário (Companhia das Letras, 2017) – entre várias outras obras – e membro eleita da Academia Brasileira de Letras (ABL), com posse prevista para junho.

A curadora e mediadora do Clube de Leitura CCBB Suzana Vargas destaca a importância de debater a obra do autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance publicado em 1915. “Revisitar Lima Barreto é importante no processo de reconhecimento e revalorização das principais questões da afrodescendência hoje”, afirma Suzana, também de acordo com a nota da assessoria de imprensa. Além disso, acrescenta a curadora, “sua ironia e sagacidade, aliadas a uma escrita limpa de adjetivações sem utilidade, extremamente oral, sem falsos moralismos e muitas vezes mordaz, abrem caminhos para todas as questões ficcionais colocadas pelo pré-Modernismo”. Para Suzana Vargas – que é poeta, escritora e professora -, Lima Barreto instala em seus textos, mesmo os mais divertidos e surreais, uma crítica feroz aos usos e costumes de uma determinada época brasileira. “Pode-se dizer dele que não ficou alheio às injustiças sociais da época.”

O encontro sobre a obra de Lima Barreto, com Lilia Schwarcz e Beatriz Resende, promovido pelo Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, acontecerá nesta quarta-feira, dia 8, às 17h30, na biblioteca do CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, 5º andar, centro, n0 Rio de Janeiro). Entrada grátis. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do CCBB e pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9 horas do dia do encontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3808-2020 e pelo e-mail ccbbrio@bb.com.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.