Ideias de Ortega y Gasset sobre educação são tema de curso on-line

Promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP, evento on-line será nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas

 28/06/2021 - Publicado há 3 anos
O filósofo espanhol José Ortega y Gasset – Foto: Reprodução

As ideias sobre educação do filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955) serão tema do último minicurso oferecido pela Cátedra de Educação Básica da USP neste primeiro semestre do ano. Nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas, o professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, abordará questões exploradas por Ortega y Gasset na primeira metade do século 20 e que ainda hoje são atuais ao se pensar a educação: a tecnologia, as questões socioemocionais, a ética e a epistemologia. O minicurso Ortega y Gasset e a Pedagogia é grátis e será realizado no canal da Cátedra de Educação Básica no Youtube. Não é necessário fazer inscrição.

De acordo com a ementa do minicurso, o professor Nílson Machado vai explorar ideias expostas em quatro ensaios de Ortega y Gasset: A Meditação da Técnica, de 1939, Biologia e Pedagogia, de 1921, O Fundo Insubornável da Pessoa, de 1916, e As Duas Grandes Metáforas, de 1925. Com base nesses textos, Machado vai discutir os temas Antecipação de questões atuais sobre a tecnologia, A atualidade das questões socioemocionais, Matriz para fundar uma ética e Uma síntese epistemológica notável.

O professor Nílson Machado, da Faculdade de Educação da USP – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Formado em Matemática pela Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Nílson Machado é doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, onde leciona desde 1984 e onde coordena o Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática. Seus livros abordam as áreas de matemática, linguagem, epistemologia, didática, ética e educação.

O ciclo de minicursos da Cátedra de Educação Básica será retomado em agosto. A programação completa do ciclo está disponível neste link.

Encontro sobre educação e trabalho

Além do minicurso, a Cátedra de Educação Básica da USP promoverá outro encontro relacionado à educação nesta semana. Nesta quinta-feira, dia 1º, às 16 horas, ela realizará o encontro Educação, Trabalho e Crises. Nele, serão abordadas as relações da educação com o mundo do trabalho, com palestrantes que vão tratar da educação profissional, das metamorfoses do trabalho no mundo contemporâneo e dos saberes e competências para um uso crítico das tecnologias no ambiente de trabalho. O evento é grátis, sem necessidade de inscrição, e será transmitido pelo canal da Cátedra de Educação Básica no Youtube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.