Escritora francesa faz conferência na USP sobre o Impressionismo

Evento gratuito acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 18 horas, no Centro MariAntonia

Publicado: 16/04/2024
Capa do livro de Fabienne Brugère lançado na França neste ano – Foto: Divulgação/Vrin

Nesta quarta-feira, dia 17, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP, a escritora francesa Fabienne Brugère, professora de Filosofia da Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis, em Paris, na França, vai ministrar a conferência gratuita Morisot, Manet e os Outros: a Verdadeira História do Impressionismo, tema de seu mais recente livro. O debatedor será o professor Alex Moura, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a moderação do professor Alessandro Francisco, do Collège International de Philosophie, na França. Haverá um resumo da conferência em português. O evento acontece em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo.

A escritora francesa Fabienne Brugère – Foto: Wikimedia Commons

Professora da Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis desde 2014, Fabienne Brugère lecionou na Université Bordeaux-Montaigne, em Pessac, na França. De novembro de 2019 a novembro de 2023, ocupou a presidência da Université Paris-Lumières. Atuou como professora convidada em universidades como as de Hamburgo, Munique – ambas na Alemanha – e Quebec, no Canadá. Atualmente, é professora convidada do Instituto de Artes da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista (Unesp) para a Cátedra Arts, Esthétique et Société, estabelecida em parceria com a Embaixada da França. Suas pesquisas se concentram nos âmbitos da filosofia da arte e da filosofia moral e política, com estudos sobre o espaço público da arte no século 18, a ligação entre ética e política na filosofia anglo-americana contemporânea, a teoria feminista e a questão da democracia. Dentre suas publicações, destacam-se L´éthique du care (PUF, 2011), On ne naît pas femme, on le devient (Stock, 2019) e, com Guillaume le Blanc, La fin de l’hospitalité (Flammarion, 2017) e Le peuple des femmes: Un tour du monde féministe (Flammarion, 2020). Seu mais recente livro é La vraie histoire de l’impressionnisme: Manet, Morisot et les autres (Vrin, 2024). Em abril de 2015, Fabienne Brugère foi condecorada com o título de Chevalier de la Légion d´Honneur.

A conferência Morisot, Manet e os Outros: a Verdadeira História do Impressionismo, com Fabienne Brugère, acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3123-5202.