Concerto da Orquestra Sinfônica da USP une música, paleontologia e tecnologia

Neste sábado, espetáculo vai apresentar a trilha sonora do filme "Jurassic Park" e imagens de dinossauros em realidade virtual

22/06/2023 - Publicado há 10 meses

Texto: Rebeca Fonseca

Arte: Joyce Tenório

Legenda

Neste sábado, dia 24, às 16 horas, na Cidade Universitária, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza o espetáculo Uma Viagem no Tempo: Evolução e Inovação, o quarto do ciclo Concertos da Torre do Relógio. Na apresentação, que une paleontologia, avanços tecnológicos e música, o professor do Instituto de Geociências (IGc) da USP Luiz Eduardo Anelli, pesquisador de dinossauros brasileiros, estará ao lado do professor Marcelo Zuffo, coordenador do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).

O ciclo de apresentações se inspira nos 12 desenhos da Torre do Relógio para conceber os programas. Os painéis representam diferentes áreas do conhecimento e serão destacados em sete programas. “A Osusp está se reinventando com esta série de concertos. Ela pretende que a USP se encontre com a própria USP, que seja um encontro de arte e cultura, arte e conhecimento”, afirma o maestro Gil Jardim, diretor artístico da Osusp.

Os temas abordados nos concertos anteriores foram sustentabilidade, cultura dos povos originários e as representações desse grupo nas obras de Candido Portinari, em homenagem aos 120 anos do artista. Todas as apresentações do ciclo incluem palestras, seguidas de apresentações musicais e um bate-papo mediado pela pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros Leite.

O maestro Gil Jardim - Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Em Uma Viagem no Tempo: Evolução e Inovação, Luiz Eduardo Anelli vai abrir o programa explicando o desenvolvimento dos dinossauros brasileiros e como eles permitem entender a evolução terrestre. Em seguida, as apresentações musicais se iniciam e Marcelo Zuffo as sucede com uma apresentação sobre inovações tecnológicas e microchips.

Logo ao entrar no Anfiteatro Camargo Guarnieri – onde se dará o concerto -, os espectadores vão conhecer os crânios dos maiores carnívoros que habitaram o País. Os dinossauros das espécies Carcharodontosaurus e Oxalaia poderão ser vistos de perto, com óculos de realidade virtual. A inteligência artificial de microdrones, utilizados para escanear os animais, permite simular a experiência de estar no mesmo ambiente que eles.

“Essa união é muito importante. Hoje, por causa da tecnologia, nós conseguimos reconstruir a massa encefálica, o molde do cérebro dos dinossauros e saber como eles pensavam”, diz Anelli sobre a inovação tecnológica.

O professor Luiz Eduardo Anelli - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O primeiro dinossauro descoberto no Brasil era da espécie Staurikosaurus pricei. Ele tinha 80 centímetros de altura, pesava 30 quilos e foi encontrado no Rio Grande do Sul. Hoje, mais de 50 dinossauros já foram encontrados em território brasileiro. Anelli é autor do livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, que apresenta essas espécies em detalhes. No concerto, num estande da Editora da USP (Edusp), serão vendidos esse e outros livros do professor sobre o tema.

“Os dinossauros são um tipo de entretenimento especial, porque conectam as crianças à ciência, aos livros, aos museus, aos documentários. São oportunidades de turismo, passeio e conteúdos escolares”, diz Anelli. O professor explica que o número de descobertas de fósseis de dinossauros aumentou por causa dos filmes da série Jurassic Park, que impulsionaram pesquisas paleontológicas ao redor do mundo.

Destaques da trilha sonora dessa série de filmes serão ouvidos pelo público. Sob regência de Gil Jardim, a Osusp vai abrir o concerto com o quarto movimento da Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorak, e seguirá com um repertório que inclui Also sprach Zarathustra! (Assim falava Zaratustra), de Richard Strauss, do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, e Fibers, Yarn and Wire, do compositor paulistano Alexandre Lunsqui. Com exceção da primeira música, todas serão acompanhadas por uma projeção de imagens.

O concerto Uma Viagem no Tempo: Evolução e Inovação, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), será realizado neste sábado, dia 24, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos. Os ingressos para retirada antecipada estão esgotados, mas no dia da apresentação haverá distribuição de parte deles. Mais informações estão disponíveis neste link.

Cartaz de divulgação do concerto "Uma Viagem no Tempo: Evolução e Inovação" - Foto: Divulgação/Osusp