A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover mais dois minicursos nesta semana. Nesta terça-feira, dia 18, às 19 horas, o tema será O Uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem, com os professores Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso. Na quinta-feira, dia 20, também às 19h30, o evento tem como título Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura, com participação dos professores Jorge Ferreira Franco, Leandro Gaffo e Marina Costin Fuser.
No minicurso de terça-feira, a proposta é discutir a relação entre a produção acadêmica/pesquisa científica, o processo de formulação e implementação de políticas educacionais e as práticas escolares. “Apresentaremos uma ‘fotografia’ extraída da análise de um questionário aplicado em uma amostra de professores de rede pública”, informam os professores responsáveis pelo minicurso. “Em seguida, vamos problematizar e explorar caminhos que dialoguem com abordagens mais sistêmicas e colaborativas, com o intuito de mobilizar a reflexão e apresentar alguns caminhos que vêm sendo trilhados na perspectiva da integração mais dialógica e crítica entre a produção de conhecimento nas pesquisas e as demandas e perguntas que as políticas educacionais e as práticas pedagógica propõem.”
Já na quinta-feira, o minicurso estará baseado na filosofia especulativa de Donna Haraway, Gregory Bateson e outros autores que desafiam o binômio natureza-cultura. “Temos como mote a criatura do Frankenstein, o cientista obstinado, que vai se deslumbrando pela possibilidade de brincar de Deus através da experimentação científica que apita sobre a vida e a morte, e aos poucos vai se desligando dos vínculos humanos, transformando-se num monstro frio e calculista, que abandona sua cria à própria sorte”, destacam os docentes que ministrarão o minicurso. “Aqui entram em jogo a filosofia especulativa sobre a vida face às novas tecnologias e toda uma problemática ético-política sobre esse lugar do cientista que flerta com a possibilidade de tornar-se Homo-Deus, como sugere o historiador Yuval Noah Harari, mas já está em Nietzsche, quando declara que Deus estaria morto, posto que o teriam substituído pela soberba da ciência. O intuito aqui não é matar Deus mais uma vez, mas dar ao Frankenstein possibilidades de existência com base em novas conexões entre o humano e o tecnológico, entre a natureza e a cultura, entre o antropocentrismo e a coexistência em chave múltipla.”
Os minicursos O Uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem e Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura, promovidos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão realizados, respectivamente, nesta terça-feira, dia 18, e na quinta-feira, dia 20, sempre às 19h30,no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.