Centro Cultural da USP em Bauru exibe “Talentos em Evolução”

Até 22 de julho, mostra apresenta 11 telas de nove alunos do Atelier Zaniratto, de Bauru

05/07/2022 - Publicado há 2 anos
Paisagem, de Elizabete Lamkowiski de Carvalho, e Mulher com Bandolim (releitura de Picasso, 1909), de João Tadeu César – Foto: Giane Quintela

O Centro Cultural da USP, em Bauru, exibe até o dia 22 deste mês a exposição Talentos em Evolução, que reúne obras dos alunos do Atelier Zaniratto, também em Bauru.

A mostra expõe 11 telas de nove artistas plásticos, que nelas abordam temas variados, como animais, figuras humanas, o mar e arte sacra, na técnica de óleo sobre tela e um mosaico.

A artista plástica Ângela Zaniratto, que dirige o Atelier Zaniratto, esclarece que, na realidade, não há um tema específico nessa exposição. “Cada aluno escolheu seu melhor quadro. Então o tema é bem variado, de figura humana a casario”, afirma. “O objetivo da escolha do título da exposição foi incentivar os alunos, que estão em desenvolvimento de seus processos criativos, mas demonstram talento em suas obras.”

Ângela Zaniratto graduou-se no curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), atual Unisagrado, em Bauru. Depois concluiu o curso de Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Bauru.

Quando entrou na Unesp, a artista já era professora de pintura no ateliê de sua irmã Rosa Maria Zaniratto, com a qual deu seus primeiros passos na arte. Seus pais eram artistas e ela sempre viveu nesse ambiente.

Ângela já participou de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente ministra aulas de pintura, artesanato, mosaico, pintura em cerâmica, gesso, madeira, entre outros materiais, no seu ateliê. Na USP participou de duas exposições coletivas e cinco individuais.

A artista plástica Ângela Zaniratto – Foto: Reprodução/Instagram

Com relação à importância da atividade artística em sua vida, Zaniratto acrescenta: “Quando comecei a pintar, senti que esse era o meu caminho. Eu me sinto muito bem dando aula e mesmo quando estou em meu ateliê sinto que escolhi o trabalho certo, porque ele me realiza. Quando estou na frente de uma tela em branco parece que o universo é o limite da criação. Eu posso tudo nesse momento. E o que eu sinto enquanto produtora de arte é o que tento passar para meus alunos em aula”.

A mostra exibe obras dos seguintes artistas plásticos: Elisabete Lamkowiski de Carvalho, Fátima Marcato, Gilda Massae Ueda Magalhães, João Tadeu César, Julliza dos Anjos Bragato, Lígia Rita Rosa Cavalli, Maria Cristina Zimmermann, Neide Inês Guarinetti Ueda e Tainara dos Santos Aquino.

A exposição Talentos em Evolução fica em cartaz até 22 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.