Ouça nos links abaixo o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 13 de maio de 2021.
Filha de um revolucionário que lutou nas guerras de independência da Guiné Bissau em 1974, a curitibana Brisan N’Tchalá lançou recentemente seu primeiro álbum, Respeito, em que canta em português, crioulo e balanta. Misturando ritmos como o afrobeat, o kuduro angolano e o afrohouse, ela transmite mensagens de combate ao machismo e ao racismo, além de expressar um enorme orgulho de sua ancestralidade africana.
A música que dá título ao novo álbum de Brisan N’Tchalá foi apresentada no programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 13 passado. “Da língua balanta, Brisan significa ‘verdade guardada’ e N’Tchalá, valentes corajosos”, explicou a apresentadora do Diversas, jornalista Fabiana Ferraz.
O programa trouxe ainda outras atrações: Juliana Linhares, Letrux, Julia Branco e Graziela Medori, além de um encontro entre Karol Conká, Linn da Quebrada e Gloria Groove.
Na seção “Resgate”, Diversas lembrou a cantora e compositora carioca Claudya, que no dia 10 passado completou 73 anos. Com 20 discos lançados, Claudya se destacou nos anos 70 com as músicas Deixa eu Dizer, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de souza, e Com Mais de 30, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, entre outras. No programa, ela conversou com Fabiana Ferraz e lembrou momentos marcantes da sua carreira.
As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.