Os Pilares da Música Alemã: Bach, Telemann e Händel é o tema da aula-concerto que será realizada nesta quinta-feira, dia 24, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP. O evento faz parte da série A Matemática dos Afetos: Um Painel da Música Medieval e Barroca, que teve início em abril deste ano e se estenderá até dezembro. A aula-concerto terá a participação de Felipe Rissatti (contratenor), Paulo da Matta (traverso) e Isabel Kanji (cravo). A entrada é grátis. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência no Centro Maria Antonia.
O nome da série remete à organização do conhecimento na Idade Média, quando existiam dois grupos de disciplinas. O primeiro deles, Trivium, englobava a gramática, a lógica e a retórica e o segundo, Quadrivium, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música. “A música era estudada como uma das ciências. Ela era a matemática e os afetos eram o que a música queria expressar”, explica o curador da série, o pianista Dante Pignatari, que é formado em Piano pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com mestrado em Music Performance Studies pela City University, de Londres, na Inglaterra, e doutorado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
A aula-concerto Os Pilares da Música Alemã: Bach, Telemann e Händel, da série A Matemática dos Afetos, será realizada nesta quinta-feira, dia 24, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis (retirada de senha com uma hora de antecedência na portaria do Centro Maria Antonia). Mais informações e a programação completa da série estão disponíveis neste link.