Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) serão divulgados no dia 5 de dezembro. Para comentar os primeiros dados, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove no dia 7 de dezembro, a partir das 15h, o webinar Pisa 2022: reflexões iniciais sobre os resultados.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Polo no Facebook. Haverá emissão de certificado para os participantes que preencherem um formulário disponibilizado durante a transmissão.
Conduzido por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e uma das maiores especialistas em avaliação educacional no Brasil, o encontro terá a participação do diretor-executivo do IEDE, Ernesto Faria; do professor assistente de educação na Universidade de Stanford e co-diretor do Stanford Lemann Center, Guilherme Lichand; do secretário da Educação do Estado do Pará e representante da temática no Consed, Rossieli Soares; e da gerente de Dados, Avaliação e Monitoramento do Instituto Ayrton Senna, Daiane Zanon.
O Pisa é uma avaliação internacional realizada em diversos países para atestar os conhecimentos acadêmicos de estudantes de 15 anos, contemplando suas habilidades em escrita, leitura, ciências, matemática, entre outras. Ele é realizado a cada três anos e esta é a primeira edição depois da pandemia de covid-19. Os resultados, portanto, devem refletir as consequências do período de escolas fechadas sobre o desempenho educacional dos países participantes.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no IEA-RP, é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos pilotos dentro dessa temática. A Cátedra tem duração prevista de quatro anos.
*Assessoria de Comunicação do IEA-RP, com edição de Rose Talamone