USP Ribeirão Preto na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Evento sediado no Rio de Janeiro, de 18 a 21 de janeiro, busca alertar para os perigos da discriminação e preconceito religioso e dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões

12/01/2023 - Publicado há 1 ano
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado, anualmente, no dia 21 de janeiro – Foto: Freepik

Seminários, debates, rodas de conversa e manifestações culturais marcam a Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrada em referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado, anualmente, em 21 de janeiro. As atividades vão ter início no dia 18, no Centro Cultural da Justiça Federal, e vão até o dia 21 de janeiro, com encerramento na Praça Cinelândia, no Rio de Janeiro.

O evento terá início com o sexto Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos e o primeiro Seminário Internacional Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, dia 18/1, com diversas mesas-redondas ao longo dos dois dias.

No dia 19, às 16h, a professora Francirosy Campos Barbosa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, participa do lançamento do segundo Relatório sobre intolerância religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, e, às 17h30, a apresentação dos autores e autoras que escreveram os artigos publicados no relatório. Ambas as atividades serão mediadas pelo professor Babalawô Santos Ivanir dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida, às 19h, haverá o coquetel de lançamento, no Hall da Sala de Sessões do Centro Cultural da Justiça Federal.

No dia 20, às 13h, será exibido o filme Fé e Fúria, do diretor, roteirista e documentarista brasileiro Marcos Pimentel, na sala de cinema do Centro Cultural da Justiça Federal. O documentário aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, frente ao crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades, provocando um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas. O resultado dessas relações são casos de intolerância religiosa que interferem na prática de cultos e na estruturação do território e no comportamento dos cidadãos das periferias das grandes cidades brasileiras.

Encerrando a Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, no dia 21, às 9h, o festival cultural inter-religioso Cantando a Gente se Entende vai levar diversas atrações culturais e religiosas para a Praça da Cinelândia.

Instituído em 2007, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa tem como objetivo alertar para os perigos da discriminação e preconceito religioso, dar visibilidade à luta pelo respeito a todas religiões e, dessa forma, promover o respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões. A data foi escolhida em homenagem à iyalorixá Mãe Gilda de Ogum, que morreu em decorrência de intolerância religiosa, em 1999, considerado um dos casos mais emblemáticos na luta contra a discriminação religiosa no Brasil, e também em referência ao Dia Mundial da Religião. “Uma data que nos anima a construir e a fortalecer os nossos trabalhos em defesa das liberdades, do Estado laico e pela democracia”, afirmam os organizadores do evento.

A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é organizada pelo Centro de Articulações de Populações Marginalizadas (Ceap), Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pelo Coletivo Maitê Ferreira.

As inscrições para todas as atividades podem ser feitas aqui.