USP procura voluntários para pesquisa on-line sobre comer com atenção plena e comportamento alimentar

As inscrições vão até 31 de janeiro e podem participar pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com disponibilidade para participar por duas horas semanais durante dez semanas de curso on-line e o vivo

12/01/2023 - Publicado há 2 anos

.
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP procura voluntários, de ambos os sexos, para participarem de pesquisa que vai analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindful eating (comer com atenção plena) no comportamento alimentar e bem-estar de adultos de ambos os sexos. As inscrições vão até 31 de janeiro e podem ser feitas clicando neste link.

Podem participar pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com disponibilidade para participar por duas horas semanais durante dez semanas de curso on-line e o vivo, caso a pessoa seja sorteada para o grupo 1, de mindful eating (ver abaixo descrição de cada grupo), que tenha acesso a internet e um dispositivo (celular ou computador) com câmera e microfone, e estar em acompanhamento psiquiátrico e/ou psicológico caso tenha diagnóstico de algum transtorno psiquiátrico. Não podem participar graduado ou estudante de Nutrição ou Psicologia, gestantes, nem quem tem prática formal de meditação, yoga ou mindfulness com frequência de, pelo menos, uma vez por semana nos últimos seis meses.

A pesquisa Comportamento alimentar de adultos: uma intervenção baseada em mindful eating e sua repercussão em variáveis alimentares e de bem-estar, doutorado da nutricionista Ana Paula Leme de Souza, tem orientação e coorientação das professoras Rosane Pilot Pessa e  Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, respectivamente.

Os voluntários serão selecionados por um sorteio aleatório, para participar de um dos três grupos de estudo entre fevereiro e maio de 2023:

1) grupo de mindful eating (Mindfulness Based Eating Solution – Eat for Life) com dez encontros semanais com duas horas de duração em cada encontro on-line, ao vivo e em grupo, com duas opções de horário: segunda-feira, das 19:30 às 21:30h, ou sábado, das 9:00 às 11h;

2) grupo controle ativo, em que os participantes receberão semanalmente e por dez semanas, um vídeo curto de dois minutos e um folheto informativo on-line sobre alimentação saudável;

3) grupo controle inativo, em que os participantes não receberão nenhuma orientação específica sobre alimentação. No entanto, aqueles que forem selecionados para participar dos grupos controle (2 e 3) e tiverem interesse em participar do grupo 1 (de mindful eating), terão essa oportunidade posteriormente e de forma totalmente gratuita.

Para todos os grupos, será necessário o preenchimento on-line de alguns questionários com perguntas sobre condições socioeconômicas, de saúde, hábitos de vida e alimentação, no início e final do estudo e após três meses.

Para participar clique aqui. Mais informações pelo e-mail: anapaulaleme@usp.br