Canelite: saiba as causas e como tratar o problema

A inflamação acomete principalmente atletas que fazem atividades de alto impacto

Na coluna de hoje, o assunto é a canelite: uma dor que surge no osso da canela, causada pela inflamação de tendões e músculos que envolvem a tíbia. O problema acomete cerca de 35% das pessoas que praticam corrida, mas também é comum em esportes que exigem paradas e retomadas bruscas como o futebol, o tênis e o basquete. As causas são multifatoriais: podem ser pelo excesso de carga gerado por atividade de alto impacto, uso de calçados inadequados e a prática de exercícios em solos irregulares. Para quem está sentindo dor nessa região, se não for muito intensa, não precisa parar. Basta diminuir o ritmo, mudar de modalidade esportiva e fazer natação, por exemplo. Ouçam o programa:


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.