USP precisa de voluntários para estudo sobre deposição de gordura nos rins

Os interessados devem ter entre 18 e 35 anos de idade, com o IMC entre 30 e 34,4 kg/m²

 Publicado: 05/02/2024
Os voluntários devem ter entre 18 e 35 anos de idade, com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,4 kg/m² – Foto: Freepik

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisa de voluntários para o estudo Avaliação da deposição de gordura intra-renal em pacientes com obesidade grau I através da técnica de Espectroscopia de Prótons por Ressonância Magnética Nuclear (1 H-RMN) e complicações renais associadas.

O objetivo do projeto é comparar a quantidade de deposição de gordura nos rins entre pacientes com peso normal e pacientes acima do peso e avaliar possíveis consequências decorrentes desse depósito de gordura, como: piora da função renal, perda de proteína na urina e alteração da microcirculação. 

Os voluntários devem ter entre 18 e 35 anos de idade, com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,4 kg/m². Os participantes serão submetidos a exames de sangue, urina, densitometria óssea para avaliação da composição corporal, ressonância magnética de abdôme sem contraste e uma avaliação cardiovascular não invasiva.

O estudo é realizado pela doutoranda do Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Giovana Azevedo, sob a supervisão do professor da FMRP José Francisco Albuquerque de Paula.

Para mais informações e realizar a inscrição, entre em contato pelo telefone (19) 99267-2741 ou pelo e-mail gi.dgazevedo@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.