USP Filarmônica exibe “O Delírio de Dom Quixote”

Obra do compositor austríaco Ludwig Minkus será apresentada em Ribeirão Preto e São Carlos nos dias 24 e 25 de outubro

 18/10/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/10/2023 às 11:15
USP Filarmônica – Foto: Vinícius Barros/arte: Vladimir Tasca

A USP Filarmônica apresenta nos dias 24 e 25 de outubro a obra O Delírio de Dom Quixote, do primeiro ato do balé Dom Quixote, de Ludwig Minkus. A orquestra estará sob regência do maestro assistente José Gustavo Julião de Camargo, que também fará a direção musical, em parceria com Lucas Eduardo da Silva Galon. A direção artística é de Marisol Gallo, José Maurício Cagno e de Galon.

No dia 24, terça-feira, a apresentação será no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, Rua Alvares Cabral, 370, com o Corpo Experimental de Ballet da Alma (Academia Livre de Música e Artes ) e a Escola de Teatro da Alma. Já na quarta-feira, dia 25,  a apresentação será na Catedral de São Carlos, Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n. As apresentações serão às 20 horas, abertas ao público e gratuitas.

Dom Quixote

A obra Dom Quixote (1869), composta como música para um balé livremente inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes (1547-1616), tornou-se canônica como repertório de dança, consagrando-se como um exemplo bem acabado de música sinfônica que dá suporte a um outro tipo de arte, cuja história é dramatizada a partir de coreografias de movimentos corporais.

Composta pelo violinista e compositor austríaco Ludwig Minkus (1826-1917), Dom Quixote é peça obrigatória no repertório de corpos de balé do mundo todo e tem suas versões mais aclamadas realizadas pelo Bolshoi. Na versão que será apresentada em Ribeirão Preto, executada e produzida a partir da parceria Alma-USP, o sonho-delírio do personagem de Cervantes delimita uma montagem do primeiro ato do balé, emoldurada por inserções cênicas que ressignificam música e dança a partir de um universo dramático, ora cômico e festivo, ora melancólico, mas sempre onírico, do cavaleiro da “triste figura”.

Esse concerto faz parte da série mensal de Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e da Fundação Dom Pedro II.

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Sobre a Academia Livre de Música e Artes (Alma)

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Em 2023, as atividades da Alma no núcleo Ribeirão Preto são mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Santa Helena Industria de Alimentos S/A e GSInima Ambient; Suíte – Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária – São Domingos Industria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto.

USP Filarmônica e balé Alma apresentam Dom Quixote – Theatro Pedro II
Data: 24/10 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro de Ribeirão Preto

USP Filarmônica e balé Alma – Catedral de São Carlos
Data: 25/10 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Catedral de São Carlos, Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n
Informações: (16) 3371-4339 / tmsc.pauta@gmail.com
Entrada gratuita

Com informações de Josiele Batista, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica

-Esse texto foi alterado em 24.10.2023, em função da mudança de local da apresentação em São Carlos que será na Catedral da cidade e da inclusão da apresentação do balé Alma também nessa cidade 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.