USP precisa voluntários saudáveis e hipertensos para estudo de sequela cardiovascular pós-covid

Os voluntários precisam ser homens que participarão de três dias de avaliações presenciais com teste de esforço cardiovascular, eletrocardiograma, equilíbrio, força muscular e exames laboratoriais

 06/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários homens para estudos que vão investigar se a covid-19 traz consequências tardias ao controle autonômico cardiovascular em homens saudáveis e hipertensos.

Os voluntários do grupo de homens saudáveis devem ter entre 35 e 45 anos, ter se recuperado da covid-19 de seis a 24 meses atrás, não ser tabagista, sem diagnóstico de doenças crônicas (diabete, pressão alta, obesidade, asma, entre outros) e não ser praticante regular de atividades físicas.

Já para o grupo de homens hipertensos, os voluntários devem ter entre 35 e 55 anos, ter se recuperado da covid-19 de seis a 24 meses atrás, não ser tabagista, ter diagnóstico apenas de hipertensão e não praticar atividades físicas regulares.

Os voluntários elegíveis serão chamados para três dias de avaliações presenciais com teste de esforço cardiovascular, eletrocardiograma, equilíbrio, força muscular e exames laboratoriais.  Os interessados dos dois grupos devem fazer a pré-inscrição pelos contatos de telefone (16) 3315-0742, de WhatsApp (16) 98139-2868 ou de e-mails: ana.catarine.oliveira@usp.br ou naiara.chinellato@usp.br.

Os estudos Sars-cov-2 e efeitos tardios sobre parâmetros autonômicos cardiovasculares e consequências da sars-covid-19 sobre o controle autonômico cardiovascular em pacientes hipertensos são realizados pelas mestrandas Ana Catarine Veiga e Naiara Chinellato, sob orientação do professor Hugo Celso Dutra de Souza.

Mais informações: (16) 3315-0742, WhatsApp (16) 98139-2868 ou e-mails: ana.catarine.oliveira@usp.br ou naiara.chinellato@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.