USP Ribeirão Preto orienta população sobre controle da hipertensão

Ação será no dia 26 de abril, no Saguão da Rodoviária Central, e integra campanha nacional

18/04/2018 - Publicado há 6 anos

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença silenciosa que mata cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, sendo 26% dos casos em adultos. A doença é conhecida como “assassina silenciosa”, pois muitas vezes seus sintomas não são óbvios e existe a possibilidade dela não ser detectada.

Em Ribeirão Preto, as unidades da USP promovem campanha de conscientização sobre a importância do controle da hipertensão no saguão do Terminal Rodoviário, das 8 às 13 horas. No evento, a população poderá medir a pressão arterial e receber orientações sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Segundo o professor Evandro José Cesarino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, a hipertensão é grave, degenerativa e deve ser cuidada.

A campanha é nacional com o objetivo de educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a pressão alta ou hipertensão. A promoção é da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Associação Ribeirão-Pretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (AREPAH), FCFRP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Centro do Voluntariado Universitário de Ribeirão Preto, Federação Nacional dos Portadores de Hipertensão Arterial (FENAPHA), Interamerican Heart Foundation, Coalizão Latinoamericana de Saúde, com apoio da Socicam.

Mais informações: (16) 3315-4708 ou no e-mail cesarino@fcfrp.usp.br

Vitor Neves, de Ribeirão Preto