USP e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto lançam álbum educativo para incentivar alimentação saudável

São dois álbuns de figurinhas com abordagem lúdica e didática, um para crianças de 0 a 3 anos e outro para a faixa dos 4 aos 9 anos

29/05/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 03/06/2024 as 8:59

Texto: Rose Talamone

Arte: Simone Gomes

Álbum de figurinha busca incentivar alimentação saudável nos estudantes do ensino infantil e fundamental –  Foto: Freepik

Para enfrentar a obesidade infantil, que se tornou um problema de saúde pública no País, alunos da Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil (LANMI) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Secretarias Municipais de Saúde e de Educação da cidade desenvolveram material educativo com a temática alimentação saudável.

A ideia é incentivar, já desde os primeiros anos de vida, o consumo e o conhecimento acerca dos alimentos que compõem uma alimentação saudável. Serão distribuídos mais 14 mil  álbuns nas escola municipais de Ribeirão Preto nas atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

O material educativo é composto de dois álbuns educativos, um para crianças de 0 a 3 anos e outro para crianças de 4 a 9 anos, que têm espaço para colagem de figurinhas e para desenhar, caça palavras, imagens para colorir, além de receitas com alimentos saudáveis.

Capa do Álbum Nutrir e Brincar - 0 a 3 anos [Clique na imagem para baixar] - Foto: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - "É permitida a reprodução total desta publicação, desde que citada a fonte."
Capa do Álbum Nutrir e Brincar - 4 a 9 anos [Clique na imagem para baixar]- Foto: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto "É permitida a reprodução total desta publicação, desde que citada a fonte."

No álbum para crianças de 0 a 3 anos, por exemplo, elas terão a oportunidade de associar o alimento presente em seus pratos ao local onde é encontrado na natureza.  “A ideia é que as crianças que receberem o álbum,
colem as figurinhas em qualquer espaço do cenário, para que a autonomia e liberdade das crianças sejam trabalhadas. O auxílio dos professores e pais é bem-vindo, para que haja aprendizado e divertimento”, afirmam as estudantes que participaram do projeto.

Segundo a nutricionista da Divisão de Planejamento em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Maria Tereza Cunha Alves Rios, o álbum de figurinhas é um material lúdico e didático, que envolve e chama a atenção das crianças e contribui pra o aprendizado sobre um assunto de extrema importância para as crianças. “Dessa forma, trabalhar a promoção da alimentação saudável fica divertido, incentivando e estimulando as crianças a experimentarem e conhecerem os alimentos trabalhados no álbum.”

Para o professor Fábio da Veiga Ued, do curso de Nutrição da FMRP, a participação dos alunos foi fundamental para a execução desse projeto de extensão universitária. “A atividade alia a criatividade aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim, foi possível desenvolver um material de caráter educativo, social e cultural, que vai ao encontro das necessidades da comunidade onde a Universidade se insere, interagindo e transformando a realidade local.”

Além da nutricionista Maria Tereza, coordenou o projeto pela Prefeitura Municipal Ananda Letícia Fuzo Ferreira, enfermeira responsável pelo Programa Saúde na Escola, e pela USP o professor Fábio da Veiga Ued, do curso de Nutrição e Metabolismo, e a pós-doutoranda Lívia Castro Crivellenti, ambos da FMRP.