USP busca mulheres com obesidade para estudo de nova técnica para redução do apetite

O estudo vai avaliar o protocolo de estimulação elétrica e as voluntárias devem ter disponibilidade para comparecer presencialmente por cinco manhãs consecutivas no ECEU em Ribeirão Preto

06/04/2022 - Publicado há 2 anos

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntárias para estudo que pretende desenvolver um protocolo de estimulação elétrica para a redução do apetite e desejo por comida. A técnica promove a neuromodulação de uma região do cérebro, não é invasiva e não causa dor.

Para participar é necessário ser mulher e ter entre 20 e 40 anos de idade. Além disso, precisam estar com obesidade grau I ou II, ou seja, ter o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 39,9. As interessadas devem fazer a pré-inscrição neste link com preenchimento do formulário que vai calcular o IMC.

Durante a participação, as voluntárias devem comparecer presencialmente por cinco manhãs consecutivas no Espaço Cultural de Extensão Universitária (ECEU) da FMRP, que está localizado na Avenida 9 de Julho, 980, em Ribeirão Preto.

A pesquisa Obesidade e Estimulação Cerebral Não Invasiva é realizada pela doutoranda Marina Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, sob orientação da professora Vivian Marques Miguel Suen, ambas da FMRP.

Mais informações: marina.rnutri@usp.br

Como calcular o IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.