USP busca homens saudáveis para estudo sobre efeito da ocitocina na esquizofrenia

Voluntários devem ter entre 18 e 50 anos, não ter doenças físicas incapacitantes ou mentais e não fazer uso de medicações psiquiátricas

 02/01/2023 - Publicado há 2 anos
Por

Pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para estudo que vai avaliar os efeitos do hormônio ocitocina em traumas emocionais precoces e na cognição em pacientes com esquizofrenia e em pessoas saudáveis. 

Para essa fase da pesquisa podem participar homens com idade entre 18 e 50 anos, sem doenças físicas incapacitantes ou mentais, não fazer uso de medicações psiquiátricas, com nível de escolaridade até o ensino médio, ou no máximo no primeiro ano de graduação, e ter disponibilidade de estar presencialmente no Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) uma única vez em data agendada. 

Os candidatos vão coletar sangue em jejum e responder um questionário de autorrelato sobre traumas emocionais precoces. Além disso, passarão por avaliações de cognição neurocognitiva (memória e velocidade de processamento) e de cognição social (empatia) antes e depois de receber a ocitocina ou placebo. 

O trabalho Avaliação dos efeitos da ocitocina em pacientes com esquizofrenia é da psicóloga e mestranda Adriana Colar Ferreira, com orientação da professora Flávia de Lima Osório, ambas da FMRP.

Mais informações e pré-inscrição: drikacolar.ferreira@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.