Última semana da exposição “Nós” é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (10/7)

Mostra do coletivo Nós_arte ocupa o Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP até sexta-feira

10/07/2023 - Publicado há 1 ano
Uma das obras realizadas pelo NÓS_arte – Foto: Eny Aliperti
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (10/7) traz como destaque a última semana da exposição Nós, que ocupa o Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP até sexta-feira. Estão à mostra obras dos participantes do grupo NÓS_arte, formado por artistas visuais de Ribeirão e região. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita, e a visitação acontece todos os dias, das 8h30 às 16h30.

Como acontece toda segunda-feira, o grupo Choro da Casa se reúne na Praça XV de Novembro para a sua roda de choro semanal. O evento musical começa às 20h30, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. Além disso, os interessados podem até mesmo participar do encontro com sua voz ou seus instrumentos. A Praça XV fica no Centro, em frente ao Theatro Pedro II.

O projeto Cultura Livre promete trazer uma agenda recheada de atividades e brincadeiras para os pequenos nos centros culturais de Ribeirão Preto. Os espaços vão receber gincanas, danças, exibições de documentários e muito mais. São eles: Centro Cultural Campos Elíseos, Centro Cultural Quintino II, Centro Cultural Vila Tecnológica (Jardim Alexandre Balbo), CEU das Artes (Jardim Florestan Fernandes) e Centro Cultural Palace (Centro).

Está aberto o processo seletivo para vagas de monitores na 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano vai de 12 a 20/8. As vagas são remuneradas e voltadas a maiores de 18 anos, com ou sem experiência prévia. A principal função exercida pelos monitores da feira é o contato direto com o público, além do apoio aos serviços gerais do evento. Os candidatos selecionados passarão por um treinamento específico e receberão instruções sobre o funcionamento geral. Para participar do processo seletivo, basta encaminhar o currículo para o e-mail trabalheconosco@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Também estão abertas as inscrições para a oficina gratuita Captação de Recursos para a Cultura: Uma Estratégia Plural, que será ministrada pela artista, produtora, gestora cultural e pesquisadora Nathália Fernandes. O projeto tem como objetivo capacitar, fortalecer e promover a sustentabilidade financeira de grupos, coletivos e produtores culturais de Ribeirão Preto. As inscrições devem ser feitas até 21/7, neste link. Os encontros acontecem nos dias 25, 26 e 27/7, sempre às 19h, na sede do Coletivo Fuligem, realizador da oficina. O endereço é Rua Doutor Loiola, 532, na Vila Tibério.

O evento cultural Como Árvores: Edição Pocket também está com inscrições abertas. O projeto é uma ação expositiva, educativa, cultural e ambiental que tem a árvore como tema principal. Entre 24/7 e 4/8, serão realizadas atividades como oficinas literárias, artísticas, musicais e ambientais para crianças e adolescentes, além da exposição de obras de arte e da pintura de uma árvore mural. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail comoarvores@gmail.com. Todo o evento é gratuito e vai acontecer no Centro Cultural Campos Elíseos, que fica na Rua Capitão Salomão, 250.

O Museu Casa de Portinari organiza, nesta terça-feira, a Gincana Cultural com o Projeto Travessias. Serão implementadas atividades específicas destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, com o intuito de promover inclusão social e cultural a grupos diversificados e marginalizados. A atividade é livre para todos os públicos, gratuita e tem dois horários: às 8h e às 13h. O encontro será na sede do Projeto Arco-Íris, que fica na Avenida Papa João 23, 2.000, em Brodowski.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.