Show de stand-up é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (4/7)

O espetáculo, com o ator Rafael Portugal, será às 20h, no Theatro Pedro II

 Publicado: 04/07/2024
Por
Show de stand-up Eu comigo mesmo com Rafael Portugal – Foto: arquivo pessoal do artista

O Express Cultura desta quinta-feira (4) traz como destaque o show de stand-up Eu comigo mesmo com Rafael Portugal, no Theatro Pedro II, às 20h. Durante o espetáculo, o ator da Culpa é do Cabral, programa do Comedy Central e do Porta dos Fundos, conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida. O show tem duração de 1h10 e classificação indicativa para maiores de 12 anos. Os ingressos estão disponíveis no site www.ingressodigital.com ou na bilheteria do teatro, na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111 ou no site www.theatropedro2.com.br.

Hoje começa o festival gastronômico TorresmoFest, que vai até o dia 7 de julho. O evento, com entrada gratuita, conta com um cardápio variado de pratos à base de carne suína e também diversas barracas com pratos como costela fogo de chão, baião de dois, feijão tropeiro, lanches de costela, batatas, doces e opções vegetarianas como hambúrguer com shimeji. Além disso, o evento também tem atrações musicais diárias, e hoje, às 20h, tem a banda Cólica Renal que presta tributo aos Mamonas Assassinas. O festival acontece das 12h às 22h na Praça João Marchesi, na Rua Thomaz Nogueira Gaia com a Avenida Antônio Diederichsen, no Jardim São Luiz. Mais informações pelo Instagram @torresmofest.

Na programação de hoje do Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto, na Biblioteca Sinhá Junqueira, tem a mesa de discussão A psicanálise na produção literária nacional, às 19h. A mesa é feita pelo psicanalista e escritor Caio Garrido; o psicanalista Rafael Dorado e a mediadora de clubes de leitura e membro da Coletiva Literária Ana Leticia Brunelli. Neste debate, a ideia é explorar as interseções entre a psicanálise e a produção literária no Brasil. A psicanálise, desde sua concepção por Freud, influenciou profundamente diversas áreas do conhecimento, incluindo a literatura. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, e o evento é gratuito. Além disso, às 20h30, ainda na biblioteca, tem o show com Avinny. A cantora, compositora e intérprete nasceu na cidade de Ribeirão Preto e iniciou na música profissionalmente em 2013. Ela integrou grupos de samba como vocalista e atualmente segue carreira solo, trabalhando suas canções autorais. O show é aberto ao público e tem entrada gratuita.

No Teatro Municipal tem o espetáculo Tocando e Encantando, às 19h30. A apresentação contará com números de circo, danças urbanas, música e teatro, preparados pelos estudantes da nona edição do Projeto Tocando e Encantando, junto com seus professores. A apresentação tem classificação livre e é gratuita. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, no Campos Elíseos.

O Centro de Arte Contemporânea W inaugura hoje as exposições Sai mudo da sua nuca, de Okarib, Excessos, de Weimar, Inundação, de Simone Morais e também a exposição do artista homenageado na terceira edição do Projeto Boas-Vindas, Leopoldo Lima. Cada exposição traz uma proposta diferente, desde o choque entre pessoas e culturas, até o princípio de reduzir, reutilizar e reciclar. A abertura será às 19h, e a visitação pode ser feita até o dia 17 de agosto, às sextas e sábados, das 13h até às 18h. O centro de arte fica na Rua Nélio Guimarães, 1300, no Alto da Boa Vista, e a entrada é livre e gratuita. 

Na programação do Festival Nelson Rodrigues temos a oficina Dramaturgia criativa, às 13h30. A atividade começa com uma breve introdução teórica e, depois, segue para uma pesquisa dramatúrgica, por meio de algumas peças como Vestido de Noiva, Anjo Negro e Senhora dos Afogados. A proposta é criar, com improvisos, as dramaturgias que contêm histórias com o conhecimento das mulheres do século 21, para dar vida e voz para personagens escritas e pensadas por autores homens dos séculos passados. A oficina é livre, gratuita e será na Casa das Artes, na Avenida Caramuru, 3556, no Jardim Sumaré.

Ainda na programação do festival, às 20h, tem o espetáculo O buraco da fechadura, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A peça é inspirada na trajetória de vida de Nelson Rodrigues, na qual o escritor, em uma espécie de alucinação, relata episódios reais, que o inspiraram para a sua vasta coleção de peças. Ele se senta sempre para escrever, bebe uma bebida qualquer em cima da mesa e o telefone toca. Isso acontece repetidamente, toda a vez, o tempo todo. Cada personagem que entrelaça essa trama tem alguma relação com o autor, seja porque pertencia à sua vida, ou porque eles foram frutos de sua criação, dando ênfase em suas personagens mulheres que questionam seus destinos tão cruéis. A apresentação é gratuita e será na Arena Porão, que fica na Rua 21 de Abril, 375, na Vila Tibério.

No Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) tem a ação Pano de Penélope, com Julian Campos.  O artista fica sentado na calçada em frente ao museu, ao lado de um ponto de ônibus, bordando um trabalho de tecido, tendo uma cadeira vazia na sua frente. Uma placa ao seu lado faz um convite às pessoas com a frase “Borde comigo: Se você não souber, eu te ensino”. As pessoas interessadas em fazer essa troca com o artista poderão se sentar com ele para bordar enquanto conversam sobre fazeres manuais, trabalho e questões de gênero. Além disso, o Museu também está com a mostra Avesso do Avesso, também do artista Julian Campos, que ficará em exposição até o dia 6 de julho. A atividade acontece até sexta-feira, das 14h às 17h, e tem duração de 10 a 20 minutos. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro de Ribeirão Preto.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Mel Vieira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.