Projeto “Tamo Junto” é destaque no “Express Cultura” desta segunda-feira (10/4)

João Renato, produtor do “Tamo Junto” fala sobre evento especial que ainda comemora a Páscoa e será realizado no dia 29/4

10/04/2023 - Publicado há 1 ano
Imagem: George Dolgikh via Pexels
Projeto em Ribeirão Preto vai comemorar a Páscoa dia 29/4. Imagem: George Dolgikh via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (10/4) traz como destaque a entrevista com João Renato, um dos idealizadores do projeto social Tamo Junto, criado durante a pandemia para atingir as camadas mais vulneráveis da sociedade. O programa realiza, no fim deste mês, um evento especial ainda em comemoração à Páscoa e voltado a crianças entre 6 e 11 anos de idade, que poderão brincar e até mesmo ganhar ovos de chocolate. Para realizar a inscrição e participar como voluntário deste projeto, os interessados devem doar R$ 50,00 por pessoa. O evento será no dia 29/4, das 9 às 18 horas, na Escola Municipal Nelson Machado, localizada na Rua Moacir Canela, 131.

Começa nesta segunda a 16ª Mostra de Teatro TPC, no Teatro Municipal. Serão apresentadas diversas peças ao longo de toda a semana e a primeira delas é Um Dia de Louco. O espetáculo mostra Ribeirão Preto na véspera de Natal de 1982. Uma empresa ajuda pessoas em situação de crise, mas dessa vez parece que tudo o que tem de pior para acontecer vai acontecer. A apresentação começa às 20 horas e tem classificação de 12 anos. Os ingressos podem ser comprados na Escola de Teatro TPC, que fica na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731, ou na bilheteria do Municipal. Para entrar em contato com a escola, ligue (16) 3964-5549 ou (16) 98134-6508. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de capacitação de artistas e profissionais da cultura, oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto (Secultur). Voltado a artistas e produtores culturais que buscam realizar projetos culturais estruturados e com captação de recursos, o curso tem classificação de 18 anos e o cadastro é on-line. Os encontros acontecem em maio e em junho, no Centro Cultural Campos Elíseos, no Centro Cultural Palace e no CÉU das Artes. As inscrições vão até o dia 5/6.

Acontecem nesta segunda, às 19 horas, as oficinas on-line e gratuitas Arte e Cultura. Uma delas é Fragmentos se Transformam em Arte – Mosaico, comandada por Graziella Marasea. A artista apresenta a técnica de mosaico, que une pequenas peças para formar uma decoração. No mesmo horário, também às 19 horas, acontece a oficina Transparência da Arte – Fusing Glass, que mostra um passo a passo detalhado do fusing glass: uma técnica de decoração por meio do uso de vidro fundido. Essa oficina será apresentada pela artista Rosana Dieguez. As transmissões ao vivo no Youtube acontecem no canal Projetando Artes BR. As oficinas permanecerão disponíveis, na mesma página, depois da transmissão ao vivo.

A cantora Fernanda Marx apresenta, ao lado de sua banda, o show Brasilidades, parte das comemorações dos 74 anos da cidade de Serrana. O concerto resgata gêneros como samba, xote, soul, bossa nova e muito mais, e começa às 19 horas, na Fundação Cultural de Serrana. O ingresso é 1 kg de alimento. O evento é uma realização da Cia Minaz e da Fundação Cultural de Serrana com apoio da Prefeitura Municipal de Serrana. A Fundação Cultural fica na Rua Barão do Rio Branco, 339.

O Bar do Chorinho recebe o sambista Ricardo Beloti para a tradicional Segunda de Lei. A apresentação começa às 19h30, mas o bar abre antes, às 17 horas. O couvert artístico é R$ 10,00 e o Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

Como já é tradição, segunda-feira é dia de roda do Projeto Choro da Casa na Praça XV de Novembro. O grupo convida quem tiver interesse em assistir ou até mesmo em participar do encontro, seja tocando ou cantando. A roda de choro é livre, gratuita e vai das 20h30 às 23 horas, ao lado do relógio que fica de frente para o Theatro Pedro II.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.