Insulina, melatonina e outros hormônios: projeto leva endocrinologia às redes sociais

Com posts criados pelos membros da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, o projeto quer disseminar informações e impactar a saúde pública

 Publicado: 25/06/2024
Por
Conteúdos estão no Instagram e TikTok – Foto: Reprodução/Instagram

.
O projeto de extensão Endócrino Lógica traz semanalmente publicações nas plataformas Instagram e TikTok, com uma variedade de conteúdos sobre endocrinologia e suas patologias. A iniciativa é dos membros da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo (Laem) do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os acadêmicos acreditam que o conhecimento sobre endocrinologia vai além da simples curiosidade científica. “A disseminação de informações sobre endocrinologia, confiáveis e baseadas na ciência, tem implicações diretas na saúde pública.”

Criado em abril deste ano, o Endócrino Lógica já traz uma variedade de temas, com posts estáticos, vídeos educativos e enquetes interativas sobre: resistência à insulina, melatonina (conhecida como o hormônio do sono), as diferenças entre Diabetes mellitus e Diabetes insipidus, fasciíte necrosante no contexto do Diabetes mellitus e hipercortisolismo.

Conteúdo nas redes sociais abordam temas como o hormônio melatonina – Foto: Reprodução / Instagram

.
Para os estudantes com conhecimentos básicos sobre endocrinologia, ramo da medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao sistema endócrino, que compreende as glândulas e os hormônios que elas produzem, as pessoas podem reconhecer sinais e sintomas de doenças endocrinológicas comuns, como diabete e distúrbios da tireoide e procurar atendimento mais rápido. “Além disso, compreender o funcionamento dos hormônios e seu impacto no corpo humano pode ajudar as pessoas a adotarem estilos de vida mais saudáveis”, conforme descreve a apresentação do projeto nas redes.

Atualmente, a equipe publica um post por semana, mas há planos para aumentar essa frequência em um futuro próximo, abrangendo ainda mais tópicos e promovendo uma maior interação com o público. “Todas as publicações são cuidadosamente elaboradas pelos membros da Laem e passam pela aprovação das tutoras da liga, professoras Paula Condé e Lucila Leico.”

As publicações estão disponíveis no Instagram – @endocrinologica_fmrp e no TikTok @endocrino.logica. Os links diretos para as contas são Instagram e TikTok.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.