Doenças oculares estão associadas a problemas de saúde

O professor Eduardo Rocha explica que a retina é sensível ao acúmulo metabólico, um dos causadores da “diabetes mellitus”, o que pode prejudicar seu funcionamento

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a associação de problemas de saúde a doenças oculares, como é o caso da diabete, que pode afetar a retina. 

O professor explica que a retina é sensível ao acúmulo metabólico, um dos causadores da diabetes mellitus. “Uma vez exposta a excesso de calorias que não são bem metabolizadas, acaba precocemente dando sinais de deficiência funcional e estrutural”, afirma. Dessa forma, diz o professor, a visão pode ser prejudicada. 

Histórico de casos na família, acúmulo de gordura abdominal, maus hábitos alimentares, como a alta ingestão calórica em horários indevidos e o desequilíbrio hídrico são fatores que podem indicar diabete. Rocha explica que na constatação da diabete ou até mesmo na suspeita da doença, o indivíduo deve passar pelo oftalmologista.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.    


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.