Estudantes e professores da Faculdade de Medicina (FMRP) e da Escola de Educação Física e Esporte (EFEERP), ambas da USP em Ribeirão Preto, promovem ação para pessoas com diabetes e que são pacientes na Unidade de Saúde da Família (USF) César Augusto Arita, localizada no bairro Paulo Gomes Romeo em Ribeirão Preto.
A ação, que acontece entre 22 e 26 de novembro, envolve coleta de informações clínicas e a orientação sobre alimentação e atividades físicas para melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar de pessoas com diabetes. Além disso, usuários que estiverem na USF também receberão informações sobre a condição.
A equipe que fará a intervenção é formada por pós-graduandas das áreas de Nutrição e de Educação Física e pela nutricionista e técnica de laboratório na FMRP, Roberta Garcia Salomão. Todos os membros fizeram uma capacitação na semana passada para o planejamento das atividades.
A iniciativa faz parte do projeto Ações interprofissionais de promoção à saúde como forma de promover a sustentabilidade da Saúde e bem-estar das pessoas e busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), na vertente de Saúde e Bem-estar.
“Novas ações já estão sendo pensadas para ocorrerem ao longo do primeiro semestre de 2022, com foco em doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão, para o público adulto e idoso”, conta o professor Anderson.
As ações são coordenadas pelo professor Anderson Marliere Navarro, da FMRP, e conta com a participação dos professores Átila Alexandre Trapé e Camila de Moraes, da EEFERP, e Patrícia Leila dos Santos, da FMRP.
Mais informações: Instagram do Projeto Pró-Saúde USP