Professora da USP em Ribeirão recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Química

Medalha Simão Mathias premia personalidades notáveis da comunidade química brasileira

02/04/2024 - Publicado há 3 meses
Professora Yassuko Iamamoto – Foto: Arquivo Pessoal

A professora Yassuko Iamamoto, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, foi selecionada para receber a Medalha Simão Mathias, edição 2024, homenagem concedida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) aos seus membros mais ilustres.

Yassuko é doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química (IQ) da USP, atuando em pesquisas com ênfase em Química Bio-Inorgânica. Destaca-se nas investigações relacionadas a porfirinas, tema que explorou durante seu primeiro pós-doutorado na Universidade da Califórnia, e metaloporfirinas (MeP). Yassuko também tem contribuído para o entendimento de como os medicamentos são processados pelo corpo (metabolismo oxidativo), bem como a análise de substâncias que têm efeitos biológicos e o estudo de pesticidas.

Medalha Simão Mathias

A Medalha Simão Mathias, instituída pelo SBQ, é uma distinção reservada a personalidades que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química no Brasil, bem como por suas importantes colaborações com a própria SBQ ao longo dos anos.

De 1997 a 2023, um total de 77 personalidades da comunidade química brasileira foram agraciadas com esta distinção, tornando-se membros honorários da Galeria da Medalha Simão Mathias.

A cerimônia de entrega da Medalha Simão Mathias será no dia 22/5, durante a solenidade de abertura da 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Águas de Lindóia.

Saiba mais sobre o professor Simão Mathias.

*Estagiário sob supervisão de Rosemeire Talamone