Pesquisadores da USP Ribeirão se destacam no “Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo”

Orientados pelo professor Rodrigo Jorge, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP, residentes e médicos assistentes conquistaram quatro prêmios no evento

 Publicado: 06/05/2024
Por
Premiados no Congresso de Retina e Vítreo com o orientador, professor Rodrigo Jorge – Foto: Arquivo Pessoal

Com quatro prêmios conquistados, o Serviço de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP foi o grande destaque do 48º Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo, que reuniu especialistas nacionais e internacionais no final de abril, em Campinas, São Paulo. 

Foram premiados os médicos: João Pedro Romero Braga, Isabela Franco Villela, João Victor Arcanjo e Victor Bellanda, todos orientados pelo professor Rodrigo Jorge, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP. 

Conquistas

João Pedro Romero Braga, com o trabalho Adaptive optics cone arrangement in hydroxychloroquine users without signs of retinal toxicity: A case-control study, ganhou como  o Melhor Tema Livre do Congresso. No trabalho, Braga demonstrou que a avaliação por óptica adaptativa pode detectar precocemente a perda de fotorreceptores da mácula em pacientes usuários de cloroquina. Esse achado, segundo o médico, pode ser um primeiro passo para a mudança no protocolo de avaliação desses pacientes. 

Já Isabela Franco Villela, com o trabalho: Intravitreal acetazolamide implant for pseudophakic cystoid macular edema, ficou com o Prêmio Roberto Abdalla Moura – Melhor Tema Livre Experimental. O objetivo, segundo Isabela, foi testar a segurança da utilização intravítrea do implante de acetazolamida (260 μg) para o tratamento do edema macular cistoide pseudofácico refratário ou recidivante ou intolerante ao tratamento tradicional. “Mostramos que a PCME refractária ao tratamento convencional pode ser melhorada após um implante intravítreo de acetazolamida. São necessários mais estudos e casos para confirmar estes primeiros resultados.”

João Victor Arcanjo recebeu o Prêmio Suel Abujamra: Melhor Pôster Relato de Caso Clínico, com o trabalho: Management of circumscribed choroidal hemangioma with intravitreal metropolol injection: Caso report. Segundo o pesquisador, o relato mostra a melhora do descolamento seroso de retina com o uso de metropolol intravítreo. “Esse é um tratamento pioneiro no HC de Ribeirão Preto”, diz o orientador do trabalho. 

Victor Bellanda deu continuidade à pesquisa da médica Mila Paques e ficou com o Prêmio Márcio Nehemy, Melhor Tema Livre Cirúrgico, com o trabalho Neuroprotective effects of Ketamine, Lamotrigine, and Ketoprofen in rabbit retinas after pars plana vitrectomy and silicone oil injection. O pesquisador mostrou que a combinação dessas substâncias exibiu efeitos neuroprotetores significativos na retina de coelhos após vitrectomia via pars plana e injeção de óleo de silicone. “Esses achados sugerem o potencial dessa combinação de tratamento como uma estratégia terapêutica para patologias retinianas. Pesquisas adicionais são necessárias para validar esses resultados e esclarecer ainda mais os mecanismos de ação sinérgicos subjacentes.”

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.