Ópera bufa “La Serva Padrona” é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (29/2)

A peça será nos dias 2 e 3 de março, no Teatro Minaz, e é gratuita

29/02/2024 - Publicado há 3 meses
O Express Cultura falou com o maestro Gabriel Rhein-Schirato e com Gabriel Soares – Foto: Claudio Frateschi
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (29/2) traz como destaque a apresentação da ópera bufa La Serva Padrona, que abre a temporada de 2024 da Companhia Minaz. Originada de um intermezzo de uma ópera pouco conhecida, O Prisioneiro Orgulhoso, a peça La Serva Padrona destaca a trama de uma criada determinada a se tornar a senhora da casa com a ajuda do mordomo. A montagem deste ano, sob regência e direção musical de Gabriel Rhein-Schirato e direção cênica de André Cruz, será apresentada nos dias 2 e 3 de março, no Teatro Minaz, que fica na Rua Carlos Chagas, 273, em Ribeirão Preto, além das apresentações em São João da Boa Vista, Batatais e Serrana, nos dias 6, 7 e 8 de março, respectivamente. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site da Cia. Minaz. Para falar sobre a ópera bufa La Serva Padrona o Express Cultura conversou com o maestro Gabriel Rhein-Schirato.

Nesta quinta-feira, a TV Cultura começa a veicular a série A USP faz o Brasil melhor, em comemoração aos 90 anos da Universidade. A série vai ter a forma de minidocumentários. Os episódios vão ser veiculados entre 18h20 e 18h45, às segundas, quartas e sextas, com reprises, no mesmo intervalo, às terças e quintas-feiras e aos sábados. A série foi uma iniciativa da TV Cultura e contou com o apoio da área de Comunicação Institucional da USP, ligada à Superintendência de Comunicação Social (SCS).

Nesta quinta-feira, também tem dois projetos em andamento na Biblioteca do Sesc. A primeira atividade busca incentivar a exploração de acervos além dos livros tradicionais, incluindo uma coleção de jogos recreativos e estratégicos. A segunda atividade propõe aos leitores compartilhar dicas, leituras, autores e marcar páginas e trechos favoritos das suas histórias preferidas. As atividades já começaram, mas elas continuam pela tarde na Biblioteca do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. O projeto tem uma limitação de 200 lugares que serão ocupados por ordem de chegada.

O Grupo TPC anuncia as últimas vagas para o Curso de Dublagem com Leonardo Camillo. O curso, presencial, tem como objetivo aprimorar as habilidades dos participantes e promover experiências profissionais no campo da dublagem. Com início previsto para março, o curso será realizado aos sábados, com dois horários disponíveis. Para mais informações, o Teatro TPC disponibiliza o telefone (16) 98155-5760 ou (16) 3964-5549. Em caso de dúvidas, a escola fica na Rua Marcondes Salgado, 731. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente ou por Whatsapp.

O Vila Dionísio recebe a banda Linkin Park Ribeirão, para tocar rock, além de covers da banda Linkin Park. Eles se apresentam às 22h30 no Vila Dionísio, que fica na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso pode ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 20.

No Hashtag Bar é a vez da banda Musty Boys, que toca pop, rock e rock blues, em sua maioria versões acústicas. O Hashtag Bar funciona das 18h até as 24h e fica na Rua São José, 1565, no Boulevard.

No Bar do Chorinho também tem música ao vivo, com as Soberanas do Samba, grupo composto só de mulheres, que tocam grandes sucessos do samba. A apresentação será a partir das 19h30, no Bar do Chorinho, Rua Daniel Kujawski 588, no Jardim Macedo. O couvert artístico é de R$ 10.

Já nesta sexta-feira (dia 1º), no Teatro Municipal, vai ter o stand-up Como Salvar um Casamento, da comediante Nany People. Os ingressos são limitados e já estão à venda, com menos de 50 lugares ainda disponíveis. Os valores variam de R$ 40 a R$ 80, dependendo do lugar, e podem ser adquiridos on-line pelo site bilheteriaexpress.com.br. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, nos Campos Elíseos, e o stand-up tem início às 20h30.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.